• Flowers/Ghosts & Echoes na Oficinas do Convento

    On: 10/23/2019
    In: Concertos
    Views: 0
     Like

    Concerto Flowers/Ghosts & Echoes

    24 Outubro 2019

    21:30h

    Oficinas do Convento

    Contribuição à porta para os artistas

     

    cartazFlowers/Ghosts & Echoes é um projecto áudio-visual improvisacional com Gonçalo Oliveira, James Alexandropoulos-McEwan e Felix Bodin.

    É uma experiência imersiva, deslumbrante e contemplativa, consistindo na interação entre duas guitarras eléctricas e reflexões visuais.

     

    –EN–

    Flowers/Ghosts & Echoes is an improvised audio-visual project with Gonçalo Oliveira, James Alexandropoulos-McEwan and Felix Bodin.

    It’s an immersive, dazzling and contemplative experience, that consists of an interaction between two electric guitars and visual reflexions.

    + informação
  • Exposição Terra

    On: 10/23/2019
    In: Exposições, OCT
    Views: 0
     Like

    Exposição Terra

    Por Tiago Canário

    26 Outubro 2019 | 15h

    Ermida de S. Pedro, Montemor-o-Novo

    Exposicao-TerraDurante o mês de Agosto, o artista Tiago Canário desenvolveu em residência artística na Oficinas do Convento, o seu projecto “Terra”.
    A exploração da terra como matéria que define e transmite carácter. O solo como agente construtivo e deformador.
    A materialização de formas típicas da cultura cerâmica alentejana, em busca da sua relação material e temporal no espaço contemporâneo.

     

    + informação
  • Elefante Branco na Oficinas do Convento

    On: 10/23/2019
    In: Concertos
    Views: 0
     Like

    Concerto Elefante Branco

    8 Novembro 2019 | 21:30h

    Oficinas do Convento

    Contribuição à porta para o artista

    cartaz-elefanteElefante Branco é o projeto solo de improvisação eletroacústica desenvolvido pelo artista sonoro Marcelo Armani que tem como base e conceitos os campos da música concreta, minimalista e experimental. O projeto nasce em 2013, quando o artista sente a necessidade de utilizar uma série de sons e ruídos da gravação de diferentes paisagens sonoras captadas em espaços urbanos e naturais. Fragmentos de sons e ruídos produzidos por máquinas, espaços urbanos, insetos e animais. Em performances de som ao vivo, a Armani produz em tempo real uma série de composições usando esses fragmentos que são convertidos em pequenos samplers e reduzidos por equipamentos eletrônicos. Outras texturas geradas por sintetizadores analógicos / digitais, sequenciadores e efeitos são incorporadas nos recortes deste panorama sonoro para a produção de camadas e texturas que exploram a variabilidade de frequências, amplitudes e timbres. A intenção é propor a percepção de volumes, superfícies e espacialidades sonoras que expressam sensações de densidades, leveza, granulações, tensões, ritmos e ambientes que percorrem ordens dimensionais do micro ao macro.

    + informação
  • Oficina da Luz 2019

    On: 10/23/2019
    In: Oficinas
    Views: 0
     Like

    Oficina da Luz

    (Oficina de Fotografia)

    16, 17, 23 e 24 Novembro 2019

    Oficinas do Convento

    Orientado por Pedro Letria
    Curadoria e impressão com José Manuel Rodrigues

    cartaz-Oficina-da-Luzfinalweb(1)A proposta é de investigar Montemor a partir do lugar por ela ocupada e das pessoas que lá vivem e fazem a sua vida.

    O processo começa no sábado por apresentar e mostrar o que orientador Pedro Letria tem feito e como. De seguida, começamos a pensar em estratégias para abordar, em 1 semana, um sítio que não é o nosso. Procuraremos todas as pontes que ligam à outra margem, ao outro lado, às pessoas de que querem ficar mais próximos.
    Até ao sábado seguinte, irão trabalhar muito. Nesse fim de semana, irão trazer o que fizeram e escolheremos, conversaremos e partilharemos. Perguntaremos o que podem as imagens e o que lhes podemos fazer para as melhorar. Domingo, imprimirão uma seleção dos trabalhos e olharemos todos para o que foi feito e escutaremos o que ficou dito.
    Inscrição válida com pagamente de caução 20€
    até dia 11 de Novembro, devolvido no final da
    frequência da oficina. Lotação limitada.
    Inscrições e informações:

    Tel. 969 852 390 / 266899824

    + informação
  • Oficina de Raku

    On: 10/23/2019
    In: OCT, Oficinas
    Views: 0
     Like

    Oficina de Raku

    5 de Outubro 2019

    16 de Novembro 2019

    OCT

     

    raku copy []

     

    Esta oficina divide-se em dois momentos, sendo que no primeiro momento as peças serão modeladas e após a sua secagem e cozedura, num segundo momento, iremos realizar diferentes modalidades de queimas de Raku.

     

    Datas:

    Modelação: 5 de Outubro (Sábado), das 10h às 18h

    Vidragem e queimas: 16 de Novembro (Sábado), das 10h às 18h

    LOCAL: Centro de Investigação Cerâmica + Telheiro da Encosta do Castelo / Montemor-o-Novo

     

    Formadores: João Rolaça / Leonor Mire

    Público-alvo: Público em geral

     

    Inscrições: 70€

    Não inclui almoço / Existe cozinha no atelier

    Inscrições para telheiro@oficinasdoconvento.com

     

    MAIS INFORMAÇÕES:

    telheiro@oficinasdoconvento.com

    www.oficinasdoconvento.com

    + informação
  • Leilão de Arte – Oficinas do Convento

    On: 10/23/2019
    In: Outros Eventos
    Views: 0
     Like

    Leilão de Arte da Oficinas do Convento

    30 de Novembro 2019 | A partir das 13h

    Oficinas do Convento

    Montemor-o-Novo

    cartazleilaoA Oficinas do Convento – Associação Cultural de Arte e Comunicação, sediada em Montemor-o-Novo, está a organizar uma nova edição do seu Leilão de Arte, no dia 30 de Novembro de 2019, no Convento de S. Francisco, sede da Associação.

    Tendo em conta o sucesso das edições anteriores, promovemos uma nova edição deste evento como forma de apoiar novos projectos autónomos de criação artística da Oficinas do Convento.

    Estamos a convidar Artistas de diversas áreas a apresentar obras multidisciplinares que agradem a diversos públicos e carteiras. Este evento será promovido numa época de maior disponibilidade financeira e que pode interessar a quem procura um presente especial ou um investimento em Autores com vários graus de visibilidade.

    Esperamos apresentar e aproximar as Obras dos Criadores a um público diversificado e heterogéneo.

    Programa:
    13:00h – Almoço: Cozido de panela em lume de chão
    15:30h – Leilão
    18:30h – Lançamento do Livro e Exposição de Susana Maques e Renata Bueno
    19:30h – Finissage
    Mais informações para: comunicacao@oficinasdoconvento.com
    –EN–

    Art Auction – Oficinas do Convento

    30th November 2019 | From 13h

    Convento de S. Francisco

    Montemor-o-Novo

    cartazleilaoENOficinas do Convento – Associac?a?o Cultural de Arte e Comunicac?a?o,based in Montemor-o-Novo, is organizing a new edition of its Art Auction, on the 30th November 2019, in Convento de S. Francisco, headquarters of the Association.Due to the success of previous editions, this year we promote a new one as a way of supporting new autonomous projects of Oficinas do Convento artistic creation.We are inviting artists from various areas to present multidisciplinary artworks which please different types of public and wallets. This event will take place during a favourable financial availability and can be of interest to people who are looking for a special gift or an investment in authors with different visibility degrees.

    We hope to present and bring closer the artworks from the creators to a diversified and heterogeneous public.

     

     

     

     

     

    Program:

    13:00h – Lunch: Traditional “Cozido” cooked in a small ground fire

    15:30h – Auction

    18:30h – Book launching and Exhibition by Susana Marques and Renata Bueno

    19:30h – Finissage

    Catalog Available!

    More information: comunicacao@oficinasdoconvento.com

    + informação
  • ARCA

    On: 10/23/2019
    In: Outros Eventos
    Views: 0
     Like

    Evento ARCA, promovido pelo Cineclube & Filmoteca de Montemor-o-Novo

    POSTER ARCAEntre os dias 07 e 30 de Novembro, o Cineclube & Filmoteca Municipal de Montemor-o-Novo, promove o evento transdisciplinar: ARCA | arquivo e cinema.

     

    A ARCA estabelece uma programação que pretende criar dinâmicas para promover e despertar o interesse no cinema e suas diferentes disciplinas.

    É importante dar a conhecer autores, temas, processos e possibilidades diferentes do habitual, aprofundando a ideia de cinema como transmissor e gerador de conhecimento e cultura. Fomentar desta forma a educação cinematográfica e artística, como princípio essencial na formação pessoal e social de cada um de nós, desde os jovens aos adultos é uma responsabilidade que vamos cumprir.

    O programa não consiste apenas na exibição de filmes, é expandido, transdisciplinar e transgeracional, indo para além do clássico ato de assistir ao cinema. O interesse pelo cinema de arquivo, pela memória e sua actualização, pelo gesto de pegar numa câmara e filmar, pelo amadorismo do cinema caseiro que se transforma em património familiar adquirindo significados cinematográficos importantíssimos, são interessantes e inusitadas formas de ver cinema reinterpretando as suas possibilidades.

    Neste panorama, a ARCA assume um papel preponderante numa sociedade marcada pela ditadura da imagem, da aparência e do supérfluo. A  ARCA propõe a reflexão e o questionamento sobre todas estas formas de olhar e de dar a ver.  Tornasse imperativo reaprender a reflectir sobre tudo o que olhamos, esta acção é apenas possível se soubermos entender  e interpretar todas as imagens cinematográficas que nos alcançam.

    ARCA significa sobretudo, não perder o passado para ser possível continuar a ter um futuro, porque como diz Jean-Luc Godard “A história deve ter um começo, um meio e um fim, mas não necessariamente nessa ordem.”

     

    Tudo isto é cinema, tudo cabe na ARCA, vamos abri-la!

     

    banner programacao

     

     

     

    VHS-NIGHTS-POSTER-webVHS Nights

    16 Novembro | 21h

    Oficinas do Convento

    A fita magnética ganha uma nova vida em noites dedicadas ao VHS. Terror, Ficção Científica, Acção, Thriller.

    Carrega no Play. Todos temos saudades dos filmes que escolhíamos pela capa numa prateleira perdida no videoclube nos anos 80. Aquele filmes que estava sempre em chapas, permanentemente alugado. Gore, fenómenos paranormais, sci-fi, teenagerflicks, abs exercise, ou simplesmente incategorizável (o nosso género preferido).

    Encontrem, partilhem e deixem que o VHS volte a conquistar o mundo.

     

     

     

    Poster XESYXesy Dj Set

    16 Novembro | 23h

    Oficinas do Convento

    Xesy, uma sonoridade de sonolência pura, onde as batidas se apresentam em desconformidade com o seu tempo, salto e neura. Um constante atraso para uma melodia prometida na génese inicial de um primórdio indefinido.

    Múltiplas são as camadas constituintes desassociadas deste tempo sem espaço, são as desarticulações coordenadas que pautam o ritmo e a métrica num exercício de fruição contemplativa e imersiva. Submergido em vários espectros que passam desde a música erudita até à música electrónica, Xesy abarca ritmos de várias influências procurando sempre novos ritmos.

    Se Iannis Xenakis fosse vivo, humildemente, faria a sua vénia.

     

     

     

    Sinopse_FOUNFOOTAGE-webFound Footage Jam Session para Super 8 e 16mm com Andrés Jurado

    23 Novembro | 23h

    Oficinas do Convento

    Found Footage consiste numa jam session para projectores de 16mm e super 8. A ideia do projector aberto pretende convidar à participação todos aqueles que tenham películas nos formatos mencionados, para projecção e partilha dos seus arquivos; familiares, adquiridos e encontrados.

    O cineasta e investigador colombiano Andrés Jurado coordenará a sessão, exibindo igualmente películas provenientes do seu arquivo: “Despropaganda” cria uma experiência de análise de arquivos propagandísticos ao vivo. Baseada em material de propaganda de 16mm, adquiridos em antiquários, mercados e outros repositórios orfãos duma sala de projecção na Colômbia, na Feira da Ladra em Lisboa e noutros lugares, Proporciona novas composições revelando aspectos e significados diferentes dos originalmente provocados. É uma mistura entre happening, cinema expandido e improvisação, caos controlado para distabilizar os conteúdos tóxicos das propagandas estatais.

    Esta sessão contará com instrumentos músicais e dispositivos sonoros para composição improvisada das trilhas sonoras que acompanharão as projecções.

    Projecto aberto é sobretudo uma ideia de liberdade para composição aleatória, sonora e visual.

     

     

    Poster PAST STILL FOWARDPast Still Forward

    24 Novembro | 22h

    Oficinas do Convento

    Cenas de viagens, férias, festas e eventos culturais, realizados por cineastas amadores, em Portugal e um pouco por todo o mundo,

    Arquivos de família dos anos 40 aos 80, filmado em película super 8, 8mm e 9,5mm.

    Imagens originais digitalizadas sem montagem, colagens de frames de filmes, com cola e fita cola.

     

     

     

     

     

    Poster CELESTEMARIPOSACelesteMariposa

    24 Novembro | 23h

    Oficinas do Convento

    O projecto CelesteMariposa nasceu em 2009 para exaltar uma riqueza escondida e ignorada por muitos.

    Um projecto agitador claro que pretende reunir e divulgar a música que defende, música essa que deve ser reconhecida e apreciada como parte da riqueza cultural de Portugal. CelesteMariposa planeia com o espólio reunido, editar compilações que preservem para a posterioridade um passado a (re)descobrir. Tornou-se editora porque não teve alternativa.

    À medida que o projecto ia descobrindo a enorme rede musical subsequente por registar, impôs-se como repto, independentemente, de todas as contrariedades e burocracias apresentadas, “Isto tem que ser gravado!”. O desvendar da história que passou aliado à gravação do presente, tem tanto de desejo melómano como de movimentação activista (a luta contra a hegemonia anglo-saxónica e centro-europeia a favor de uma verdadeira e democrática diversidade musical) afirmação da música e cultura da África de expressão portuguesa como riqueza imprescindível, reconhecida e acarinhada não só pelas comunidades africanas no nosso país, seus descendentes europeus, e na Diáspora mas por todos. Neste contexto Portugal está pela primeira vez no centro do mundo! 

    + informação
  • Exposição 4096_cm3

    On: 10/07/2019
    In: Exposições, OCT, Residências
    Views: 0
     Like

    Exposição 4096_cm3: a look at artisinal brick

    Por Mathias Vincent, Thomas Flores e Marlon Bagnou Beido.

    11 de Outubro | 17h

    Oficinas do Convento

    layout-poster_24096 cm3, um projecto interdisciplinar sobre a produção artesanal de tijolo.
    O projecto “4096 cm3” é o resultado do diálogo que surgiu entre um arquitecto, um designer e um artista ao desenvolverem uma residência na Oficinas do Convento, mais precisamente, no Centro de Investigação de Cerâmica, em Montemor-o-Novo.

    4096 cm3 é a quantidade de matéria (barro, água e areia) que é necessária para encher um molde de tijolo de burro, um tijolo artesanal produzido pela OCT. Ao usar o volume deste tijolo, um novo elemento modular surgiu, com o propósito de transportar o tijolo para a esfera doméstica.

    O preenchimento enquanto lógica de reunião e a modularidade, ligada ao tijolo, foram usados de forma a chegar a uma variedade de formas capazes de sugerir um propósito, sem declarar uma função específica. Conduzidos pelo desejo de chegarem a volumes capazes de acolher uma ambiguidade entre mobília, material de construção e escultura, o projecto pretende aproximar-se à possibilidade de uma forma “grau zero”.
    O diálogo com o sítio de produção e os seus intervenientes, conceptualmente e tecnicamente, ditaram a evolução do projecto. A pilha de tijolos, prateleiras e ferramentas de produção, definiram o vocabulário que alimentou continuamente este diálogo. O sistema de empilhamento tradicionalmente usado para dispor o tijolo e a cerâmica no forno, inspirou directamente a lógica de reunião usada para organizar os elementos entre eles.
     
    As curvaturas da cerâmica, racham e deformam-se quando secam. Ao aceitar e ultrapassar o método de produção artesanal do tijolo usado na OCT, o projecto pretende desafiar as propriedades do barro, operando no limite do material, com uma relação próxima com o conhecimento local.
     –EN–
    4096 cm3, an interdisciplinary pro- ject about the craft of brick making

    The project “4096 cm3”is the results of the dialogue that emerged between an architect, a designer and an artist when spending a month of residency in the facili- ties of OCT (oficinas da ceramica e terra), the artisanal brick factory of Montemor-o-novo in Alentejo, PT.

    4096 cm3 is the quantity of matter (clay, water and sand) that is required to fill the mold of a tijolo burro, a traditional brick produced by OCT. Using the volume of this brick a new modular element emerged, aiming to bring the brick into domestic sphere.

    The stacking as logic of assembly and the modularity, inherent to the brick, were used to reach a variety of shapes capable of suggesting a purpose, without stating a specific function. Led by the desire to reach volumes capable to foster an ambiguity between furniture, con- struction material and sculpture, the project wants to approach the possibility of a form’s “degree zero”.

    The dialogue with the site of production and its actors conceptually as well as technically dictated the evolu- tion of the project. Sleeping stack of bricks, racks and production tools, defined a sculptural vocabulary that continually fed this dialogue. The stacking system tradi- tionally used to dispose brick and ceramics in the Kiln directly inspired the logic of assembly used to organize the elements with each other.

    Ceramics bends, crack and deforms when drying. By embracing and exceeding the method of artisanal brick making used in OCT, the project wants to challenge the clay’s properties, operating at the limit of the material, in close relation with the local expertise.

     

    + informação