• Open Call for Artistic Residencies – Tijolo |Brick

    On: 06/21/2018
    In: Noticias, OCT, Outros Eventos, Residências
    Views: 0
     Like

    (please scroll down to read in English)

    Bolsa-Tijolo

    PT//

    Tijolo | Residências Artísticas

    CONCURSO PARA RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS NA OFICINAS DO CONVENTO

    Enquadrado pelo programa quadrienal Técnica, Artes e Lugares, A Oficinas do Convento abre em 2018 um Concurso para Residências Artística na Oficinas do Convento tendo como mote o Tijolo enquanto elemento base para a criação artística.

    CONTEXTUALIZAÇÃO

    Fabricado e utilizado por todas as culturas do mundo, o tijolo é um objecto intemporal, de formatos e dimensões relativamente regulares, porém de uma diversidade que condiz com as diferenças culturais existentes. De fabrico antigo ou moderno, a sua prevalência social torna também visível a identidade existente entre os homens.

    Os tijolos produzidos no Telheiro da Encosta do Castelo, Montemor-o-Novo, são de influência medieval, proveniente ainda da tradição romana e bizantina[1]. De uma constituição arenosa, feitos de uma pasta de argila, terra e água, numa consistência próxima à da lama, os tijolos apresentam aspecto maciço e evidenciam a manufactura artesanal, pelas marcas da mão inscritas na superfície. Sendo de produção antiga, os tijolos têm também a característica de fazerem parte da imagem das construções vernaculares do Alentejo. No entanto, a propósito dos cruzamentos disciplinares desenrolados pelas Oficinas do Convento e o contexto artístico onde se insere a associação, pretende-se fomentar a utilização do tijolo na criação artística e valorizar os recursos existentes no Telheiro da Encosta do Castelo, quer no âmbito da produção de materiais de construção, quer no âmbito do apoio à criação artística, propondo assim a realização de residências na área artística que tenham o tijolo como base para a criação.

    Aqui, o tijolo, além de poder ser pensado na sua dimensão mais imediata — objectual e construtiva — evidenciando aspectos de produção, formação, conformação ou aplicação, poderá ser considerado também na sua vertente poética, social, histórica ou cultural.

    Tais âmbitos de abordagem poderão ser explorados em diferentes linguagens da criação — escultura, instalação, vídeo, fotografia, desenho, entre outros — cruzando ou tocando casualmente as fronteiras da arquitectura e do design.

    Sem desmerecer ou preterir a elaboração de esculturas de índole objectual, no caso de projectos de maior escala, dar-se-á prioridade a propostas de carácter efémero, processual ou de índole colaborativa que resolvam, neste último caso, eventuais questões práticas da cidade.

    APRESENTAÇÃO BREVE

    O tijolo pode ser pensado e usado na sua dimensão mais imediata — objectual e construtiva — evidenciando aspectos de produção, formação, conformação ou aplicação ou ser considerado na sua vertente poética, social, histórica ou cultural, explorando a diversidade e as potencialidades formais e conceptuais do tijolo, através de diferentes linguagens da criação.

    Assim, este concurso destina-se a autores das seguintes áreas:

    • artes-plásticas: escultura e/ou pintura
    • arquitectura
    • cerâmica
    • desenho
    • design
    • escrita
    • fotografia
    • instalação
    • vídeo

    [1] FRÓIS, Virgínia, SILVA, Vasco Fernando Dias, Realibitação de um Telheiro em Montemor- o-

    Novo, In ArteTeoria, Revista do CIEBA – Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes –

    Secção Francisco de Holanda, no 14/15, 2011/2012, Lisboa, p. 101.

    REGULAMENTO  FICHA DE INSCRIÇÃO

     

    Brick-CallEN//

    Brick | Artistic Residencies

    Open Call for Artistic Residencies in Oficinas do Convento

    These Artistic Residencies are part of the program “Técnica, Artes and Lugares”, the project,opens in 2018, an open call for Artistic Residencies in Oficinas do Convento having as a motto the Brick as a basis element for artistic creation.

    Contextualization

    Manufactured and used by all of the cultures in the world, the brick is a timeless object, with relatively regular formats and dimensions, nevertheless of a diversity that matches with the existing cultural differences. From old or new manufacture, its social prevalence gives visibility to the existing identity between men.

    The bricks produced in Telheiro da Encosta do Castelo, Montemor-o-Novo, are of medieval influence, stemmed from the roman and byzantine traditions. From a sandy composition, made from a clay paste, earth and water, in a consistency similar to the mud, the bricks present a solid aspect and highlight the manual manufacture by the hand marks on its surface. Being of old production, the bricks are also part of the vernacular constructions of Alentejo. Nevertheless, as a result of the disciplinary intersections developed by the Oficinas do Convento and its artistic context. It is investigated the use of brick in the artistic creation and to value the existent resources in Telheiro da Encosta do Castelo, in a material production context and as a support for the artistic creation.

    Such contexts of approach can be explored in different languages of creation – sculpture, installation, video, photography, drawing, and more – crossing or touching in a casual way the borders of architecture and design.

    Application Process

    The main aim of Brica-Artistic Residencies is to think and explore this product in its most immediate dimension – objective and constructive – highlighting the production aspects, formation, conformation or application, or in its poetical, social, historical or cultural aspect, exploring the diversity and the formal and conceptual potentialities of the brick, through different languages of creation.

    Therefore, this call is destined to artistic proposals in the following areas:

    • Plastic arts: sculpture and/or painting
    • Architecture
    • Ceramics
    • Drawing
    • Design
    • Writing
    • Photography
    • Installation
    • Video

    REGULATION     APPLICATION FORM

     

    + informação
  • Festival Internacional Filmes Sobre Arte Portugal

    On: 06/15/2018
    In: Residências
    Views: 0
     Like

    Festival Internacional Filmes Sobre Arte Portugal

    De 26 a 30 de Junho

    Rua das Gaivotas, 6, Lisboa

    FESTIVAL_FILMES_SOBRE ARTE_2018_CONVITEEste ano celebram-se os 10 anos do Festival Internacional Filmes Sobre Arte Portugal, que conta com uma programação vasta e diversa para todo o público interessado.

    De 26 a 27 de Junho é esperado, na Rua das Gaivotas, 6, uma vasta mostra de filmes que prometem preencher as noites, terminando no dia 30 de Junho, pelas 22:30h com a Cerimónia de Entrega de Prémios.

    O filme 20 ANOS DE OFICINAS NUM CONVENTO de Pedro Grenha, Rodolfo Pimenta e Rui Cacilhas é um dos filmes escolhidos para integrar o programa de 2018, mais precisamente no daia 27 de Junho às 18h.

     

    “Com um historial de 243 filmes sobre artistas e arte, apresentando mais de 500 artistas diferentes, juntando mais de 150 realizadores nacionais e internacionais com o público, recebendo mais
    de 200 estreias nacionais e internacionais, o festival alcançou a reputação a nível nacional e internacional de programa inspirador de alta qualidade.
    O programa não é apenas de interesse para amantes da arte, artistas ou estudantes, mas para todos os que procuram inspiração e motivação para viverem a vida de forma determinada. Sublinha a
    importância da arte em qualquer sociedade e reflete de forma clara e inequívoca a necessidade da prática artística para o desenvolvimento da bondade humana.”

    26 – 30 de Junho, 2018 | Rua das Gaivotas, 6
    Bilhetes | Tickets: 1 euro
    Reservas e marcações
    A bilheteira abre 30 minutos antes do início do espetáculo.
    (+351) 912 191 940 (aos dias de semana, entre as 14h e as 20h, nos dias de espetáculo até ao início do mesmo) ruadasgaivotas@teatropraga.com
    bookings
    Ticket office open 30 minutes prior to the beginning of the performance
    (+351) 912 191 940 (week days from 4pm to 8pm, on performance days from 4pm until its beginning) ruadasgaivotas@teatropraga.com

     

    Programa todo em: http://www.films-on-art-portugal.org/

     

     

    + informação
  • Tradição >< Contemporâneo – Concurso Residências Artísticas

    On: 06/11/2018
    In: Residências
    Views: 0
     Like

    Tradição >< Contemporâneo

    Programa de residências artísticas para criadores da Região

    – Alentejo –

    Artes plásticas: Cerâmica, Terra e/ou novos media

     

    cartaz-residencias-locais

     

    Enquadrado pelo programa quadrienal Técnica, Artes e Lugares, A Oficinas do Convento abre em 2018 possibilidade de novas relações potenciando-as através de uma bolsa anual para a produção artística regional.

    Através deste concurso anual, a OC com os seus recursos técnicos permitirá o desenvolvimento de um projeto em residência artística dirigido a jovens criadores residentes no Alentejo.

    Pretende-se potenciar a aproximação entre a comunidade jovem artística e a OC, disponibilizando recursos e aprendizagens como forma de desenvolvimento do seu trabalho.

    Em 2018 a OC lança pela primeira vez o concurso tendo como tema a Tradição e Contemporâneo.

    Pretende-se desafiar, artistas, designers e arquitetos, para a criação de obras que contribuam para um processo continuado de reinterpretação, cruzamento e inovação de técnicas.

    Dar-se-á relevância a propostas a desenvolver em regime de Residência que tenham preferencialmente referências à região, património histórico e natural, cultura local e recursos e que contemplem modos de produção tradicional bem como “novos media”, refletindo a sua atualização na metodologia e na forma.

     

     

     

     

     

     

    Objectivos

     

    Potenciar a criação de jovens artistas regionais, através de um processo formal que lhes permite beneficiar dos recursos locais.

    Estreitar relações com a comunidade artística jovem regional;

    Promover a criação artística e produção de projetos inovadores revitalizando as técnicas tradicionais e artesanais;

    Apoiar criadores emergentes da nossa região;

    Potenciar a interação entre a produção artística e a comunidade local, contribuindo para a promoção dos recursos naturais, culturais e económicos da região;

    Contribuir para o desenvolvimento de processos participativos promovendo o envolvimento da população;

    Aproximar os cidadãos das práticas artísticas contemporâneas. Valorizar a cultura local promovendo o desenvolvimento sócio cultural e a criação de objetos com valor poético.

     

    Regulamento

    Ficha de Inscricao

     

    + informação
  • Dominós em Cerâmica disponíveis na nossa loja!

    On: 06/10/2018
    In: Residências
    Views: 0
     Like

    IMG_2243Já estão disponíveis na nossa loja os dominós em cerâmica desenvolvidos no Centro de Investigação de Cerâmica, Oficinas do Convento.
    Venham visitar-nos e maravilhar-se com estas peças!
    Brevemente teremos uma nova gama de dominós disponíveis em barro vermelho (Barro de Vendas Novas), o jogo do galo em cerâmica e um pack intuitivo para crianças para desenvolverem os seus próprios azulejos!
    Visitem-nos!

     

     

     

     

     

     

     

    IMG_2240Dominós em Barro Vermelho (Barro de Vendas Novas)

    (Brevemente)

     

     

     

    IMG_2255Jogo do Galo em Cerâmica

    (Brevemente)

     

     

     

    IMG_2247Pack Faz o teu próprio Azulejo

    (Brevemente)

     

     

     

     

    + informação
  • Tiletext

    On: 05/20/2018
    In: Residências
    Views: 0
     Like

    Tiletext

     

    Este foi um trabalho desenvolvido por Tiago Rorke, em parte na Oficinas do Convento e no projecto Temp Studio #2, 2018

    Uma exploração de mensagens codificadas em padrões, desenhados por uma máquina em azulejos.

    Prototipado como uma instalação participativa, onde os visitantes podiam ter acesso a uma rede local nos seus telemóveis para enviar mensagens para uma Plotter na parede, produzindo gradualmente uma colecção de designs de azulejos únicos em papel.

    Uma nova ferramenta de design foi usada para actualizar uma impressora 3D antiga para desenho em azulejos não vidrados antes de os aquecer, usando marcadores de tinta com óxido de cobalto. Mais uma vez, os visitantes da galeria foram convidados a submeter frases, que foram transformadas, letra por letra, em padrões únicos através de uma aplicação de processamento ao mesmo tempo que eram desenhados nos azulejos.

    A máquina, e a aplicação, oferecem uma maneira de criar um tipo de graffiti digital, onde qualquer ideia ou comentário podem ser facilmente atribuídos à permanência da cerâmica, ao mesmo tempo que proporciona uma forma única de contemplar o design de padrão aos seus futuros observadores.


     

    This was a work developed by Tiago Rorke, partly in Oficinas do Convento and in the Temp Studio #2 project, 2018

    An exploration of encoding messages into patterns that are drawn by machine onto tiles.

    Prototyped as a participatory installation where visitors could access a local network on their phone to send messages to a wall plotter, gradually producing an array of unique tile designs on paper.

    A new toolhead design was used to upgrade an old 3D printer for drawing on unglazed tiles before firing them, using paint markers with cobalt oxide.  Again, visitors to the gallery were invited to submit phrases, which are transformed letter by letter into unique patterns by a Processing application as they are drawn onto the tiles.

    The machine, and application, offer a way to create a kind of digital graffiti, where any thought or comment can be easily given ceramic permanence, while also providing a unique way for a future observer to contemplate the pattern design.

     

     

     

    + informação
  • Workshop Tecnologias De Construção Em Terra

    On: 05/15/2018
    In: Residências
    Views: 0
     Like

    Workshop Tecnologias De Construção Em Terra

    2 Junho 2018

    Oficinas da Cerâmica e da Terra – Oficinas do Convento

    32472021_1261096837354425_8664412365749485568_o

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Workshop organizado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa

     

    Programa:
    08h00 Partida da Faculdade de Arquitectura UL (pólo da Ajuda)
    09h45 Chegada a Montemor-o-Novo
    10h15 Visita aos espaços das Oficinas da Cerâmica e da Terra
    Introdução à taipa tradicional e contemporânea:
    Composição dos taipais;
    Preparação da mistura;
    Aplicação da técnica
    13h00 Almoço
    14h00 Introdução ao adobe / tijolo de burro:
    Cru e cozido;
    Moldagem de adobes / tijolos
    18h00 Partida de Montemor-o-Novo
    19h15 Chegada à Faculdade de Arquitectura UL (pólo da Ajuda)

    Formadores: Tânia Teixeira, Nuno Grenha, Mafalda do Rosário

    Preço: 25 euros, com transporte e almoço incluídos
    Inscrições no portal: http://cfc.fa.ulisboa.pt
    Dúvidas e informações: inscricoes.terra@gmail.com

     

    + informação
  • Procuramos candidato para Estágio Profissional

    On: 04/09/2018
    In: Residências
    Views: 0
     Like

    Procuramos candidato para Estágio Profissional*

    Perfil:

    – Formação em comunicação ou área equivalente,

    – Domínio da língua inglesa

    – Competências de edição de imagem e design

    – Motivado

    Posição:

    Integração da equipa para implementação do projeto de artes visuais de 2018 da Oficinas do Convento – Associação de Arte e Comunicação.

    – Funções como actuaização e manutenção de redes sociais, web site, newsletters, mailing lists.

    – Criar estratégias de comunicação em conjunto com a equipa de produção.

    – Assistência à produção das atividades da associação.

    – Trabalho em equipa.

    ENVIAR CV E CARTA DE MOTIVAÇÃO PARA oc@oficinasdoconvento.com
    até 13 de Abril, inclusivé

    *Terá de reunir as condições para Estágio Profissional (consultar em www.iefp.pt)

    + informação
  • Laboratório Aberto – dio3Estu

    On: 12/07/2017
    In: Concertos, Exposições, Residências
    Views: 0
     Like

    cartaz dio3Estu19 dezembro – 18:30

    Convento de S. Francisco

    A Oficinas do Convento e o dio3Estu convidam para uma apresentação de experiências sonóplásticas em formato de concerto/Instalação.

    Diversos dispositivos menos convencionais serão apresentados e performados num espaço que valoriza uma atitude de escuta no encontro de sentidos ritmos e harmónicos

    Entrada livre!

    + informação