• Pre0cupada

    Pre0cupada 2019

    De 12 a 21 de Julho 2019

    Montemor-o-Novo | Casa Branca

     

    O evento Pre0cupada propõe “ocupar” e dinamizar a cidade de Montemor-o-Novo e a localidade de Casa Branca, com novos e diferentes projetos nas mais variadas áreas de criação artística contemporânea, trazendo para o exterior o legado da Oficinas do Convento.
    Pela primeira vez, o evento rompe com os limites da cidade de Montemor-o-Novo! Casa Branca está em destaque nesta edição devido ao seu potencial. Uma antiga aldeia ferroviária, localidade estereótipo da desertificação do Alentejo, com estruturas, escolas e casas desabitadas, com ligação a Lisboa, Évora e Baixo Alentejo, e num concelho com massa crítica disposta a construir um centro de criação. Este é o mote para este evento que agora se reinventa.

     

    Programa completo:

    Montemor-o-Novo

    2web12 de Julho:

    Oficina de Streaming

    Oficina de Videomapping

     

    13 de Julho:

    Siga! Oficina de Placas de Sinalização

    Exposição OCT 2018-2019

    Concerto Mazarin

    Concerto Don Pie Pie

    Performance DJ/VJ Fiestaylers

     

    De 15 a 19 de Julho:

    Oficina Instrumentos Utópicos

     

    Casa Branca

    1web18 de Julho:

    Cinema Heritales – International Heritage Film Festival

    19 de Julho:

    Oficina Serigrafar um Livro

    Acção + Exposição O Desenho nas Paredes

    Inauguração da Exposição Não Há Casos em Branco

    Concerto Toma Lá Jazz!

    Oficina Construir um Formigueiro

    Acção + Exposição Wearing Bricks – A Body Landscape

    Concerto Ruído Vário

    Concerto Montanhas Azuis

    20 de Julho:

    Oficina Serigrafar um Livro

    Oficina Próxima Paragem: Casa Branca

    Conversas à Volta da Sustentabilidade

    Jogos Tradicionais pela Associação de Amigos Unidos pelo Escoural

    Oficina Desenhar com a Fuligem

    Concerto Royal Bermuda

    Concerto La Miseria Deluxe

    Concerto João Berhan

    Concerto Rosa Mimosa y sus Mariposas

    Performance Dj Selecta Alice

    21 de Julho:

    Círculo de Ideias para Casa Branca

    Concerto Bantaba

    Concerto Adufe Lisboa

     

     

    + informação
  • Mazarin

    On: 06/26/2019
    In: Cidade Pre0cupada, Concertos
    Views: 0
     Like

    Concerto Mazarin

    13 de Julho | 22:00h

    Montemor-o-Novo

    Convento de S. Francisco

    mazarinDo hip hop ao jazz, das bandas sonoras de videojogos ao cancioneiro revolucionário português, o grupo continua a mostrar que o talento individual encontra par numa versatilidade que deixa em aberto a extensão da sua identidade.

    + informação
  • Don Pie Pie

    On: 06/26/2019
    In: Cidade Pre0cupada, Concertos
    Views: 0
     Like

    Concerto Don Pie Pie

    13 de Julho | 23:00h

    Montemor-o-Novo

    Convento de S. Francisco

    donpiepieFormam um trio guiado pelas desafiantes combinações infinitas da música, sempre com partida na boa disposição. Na sua génese está o amor pelo rock, daquele efervescente e em crescente progressão. O som é disparado à velocidade da luz e em direções incertas, outras vezes, é lançado com delicadeza e em doses bem servidas (tudo isto a acontecer na dinâmica de uma só música). Os instrumentais que DPP constroem são permeáveis ao que cada um dos membros consome: sejam os ritmos quentes do afrobeat ou a mecânica dos beats eletrónicos, há sempre espaço para alimentarem as suas criações com as mais recentes descobertas sonoras sem deixarem nada de lado no prato

    + informação
  • DJ/VJ Fiestaylers

    On: 06/26/2019
    In: Cidade Pre0cupada, Concertos
    Views: 0
     Like

    Performance DJ/VJ Fiestaylers

    13 de Julho | 00:00h

    Montemor-o-Novo

    Convento de S. Francisco

    djfiestaylersOs tambores soam. É o chamado à vida, à caça, à festa, à reunião do passado e ao presente do som da vida, dos ritmos ancestrais da África à grande cidade, o ritmo frenético
    da luta do dia. dia, de cada noite, a luta dos desejos.
    Os Fiestaylers propõem uma jornada musical através do tempo, a geografia dos discos da música negra e suas influências em todo o mundo.
    Prepara-te para curtir, dançar e encher o ambiente com ritmo

    + informação
  • Toma Lá Jazz!

    On: 06/26/2019
    In: Cidade Pre0cupada, Concertos
    Views: 0
     Like

    Concerto Toma Lá Jazz!

    19 de Julho | 18:00h

    Casa Branca

    Escola Primária

    tomalajazzToma Lá Jazz! , é nome do combo da Associação Ofício das Artes – Escola Profissional de Montemor-o-Novo, formado pelos alunos do 1º do Ano Curso Profissional de Instrumentista de Jazz.

    Este concerto visa a criação e promoção da música jazz a novos públicos e a oportunidade deste combo de alunos realizar concertos ao vivo.

    A Ofício das Artes – Escola Profissional de Montemor-o-Novo, iniciou o seu trabalho em 2015 e desde aí tem sido representada pelos seus alunos nas mais diversas iniciativas a nível local e nacional.

    Os músicos ocupam o palco e em pleno Alentejo, o Jazz acontece!

    + informação
  • Ruído Vário

    On: 06/26/2019
    In: Cidade Pre0cupada, Concertos
    Views: 0
     Like

    Concerto Ruído Vário

    19 de Julho | 22:00h

    Casa Branca

    Palco Freixo

    ruido-varioVárias são as vozes do poeta, juntá-las às nossas no coro. Ouvir o ruído que resulta, cantar sobre ele. Buscar, entre seus sons de relógios, sinos, da chuva e das mesas no café ao lado, um hálito de música. Impregná-lo nas palavras de Pessoa.

    A convite da Casa Fernando Pessoa, Luca Argel e Ana Deus concebem e montam, pela primeira vez, o espectáculo Ruído Vário, em 2017. Desta parceria surgem 15 canções inéditas, escritas quase todas, sobre textos do Fernando Pessoa ortónimo, que logo ganharam edição em formato audiolivro (A Boca, 2018).

    Ao vivo, as vozes de Ana e Luca transformam e actualizam a importância do génio de Pessoa, passando por diversas de suas facetas, da solenidade trágica ao escárnio humorístico, sempre acompanhados pela guitarra e por ruídos e imagens projectadas que nos introduzem na atmosfera de cada um dos poemas.

    + informação
  • Montanhas Azuis

    On: 06/26/2019
    In: Cidade Pre0cupada, Concertos
    Views: 0
     Like

    Concerto Montanhas Azuis

    19 de Julho | 23:00h

    Casa Branca

    Palco Freixo

    montanhas-azuisNorberto Lobo, Marco Franco e Bruno Pernadas não são o trio mais provável, pelo que a possibilidade de ouvir as suas expressões fluviais desaguar no mesmo oceano sonoro é uma delícia por si só. Falamos de um ecossistema em que os rendilhados bucólicos de Lobo, as notas de pesos vários de Franco, e a desenvoltura melódica de Pernadas coabitam harmoniosamente. Uma possibilidade que se reveste de êxtase e expectativa e parte de três entidades familiares, mas se forma numa nova terra, noutro hemisfério sónico.

    “Ilha de Plástico”, selado pela Revolve, cruza as cores dos três virtuosos num quadro de tons pastel, em que tudo é intensidade e em que as intenções são conseguidas por osmose, não por disputa. O espaço acordado entre todos descentraliza Franco, Lobo e Pernadas das suas paragens ocidentais, levando-os a uma certa australidade, tão bem descrita na nomenclatura Montanhas Azuis. Serve o nome como prenúncio das insinuações simples da faixa-título e de “Faz faz”, dos harpejos ao piano em incessante namoro com a guitarra de tons azul-pentatónico de “Duas Ilhas”, ou a imagética garrida de “Flor de Montanha” e “Sururu”, em que uma base de synths prepara exploração harmónica em teclas com tendência solenes.

    Em Montanhas Azuis há o contraste entre o que representa a cor e o calor que ela transmite, uma tensão entre binómios que surge em “Ilha de Plástico”, título que serve de convite a um disco composto maioritariamente por instrumentos analógicos, das guitarras aos sintetizadores. O tom azul descreve o calor e a rugosidade das expressões dos três músicos, como a intensidade da luz de uma estrela, e paralelamente deixa-nos antever as melodias frias, abandonadas em improvisações, que se ouvem invariavelmente no disco. Bem-vindos à “Ilha de Plástico”, o novo continente sonoro de Norberto Lobo, Marco Franco e Bruno Pernadas.

    + informação
  • Royal Bermuda

    On: 06/26/2019
    In: Cidade Pre0cupada, Concertos
    Views: 0
     Like

    Concerto Royal Bermuda

    20 de Julho | 18:00h

    Casa Branca

    Palco Tanques

    royal-bermudaRoyal Bermuda é exótica Saudade.

    É  Música que bebe da tradição Portuguesa e navega além nos muitos mares que a rodeia, combinando estórias de planícies reconfortantes e de sinuosas cordilheiras. Fazem música simples, desde a balada mais profunda até à mais fogosa folia.

    Com o EP de estreia “Paraíso Cafajeste” lançado a 25 de Janeiro de 2019 pela Exotic Underground nas plataformas online e em formato físico.
    Segue-se a Tour Paraíso Cafajeste que passará um pouco por todo o país.
    Royal Bermuda já passou por palcos como a Casa da Música, Serralves, Festival Reverence, Arredas Folk Fest, Boom Festival entre outros.

    + informação