• “Entre nós e as palavras” na BREVE MENTE

    On: 11/16/2020
    In: Exposições
    Views: 0
     Like

    “Entre nós e as palavras” de Sérgio Bráz de Almeida na Galeria de Rua BREVE MENTE

    15 de Novembro 2020 | Galeria BREVE MENTE

    texto old school promo photoEntre nós e as palavras” é um projecto autobiográfico iniciado a 27 de Março de 2020 durante o isolamento voluntário. Este projecto explora uma fantasia de infância pela escrita e pela palavra. Partindo de memórias difusas do passado, ou dos inputs gerados pelo estado de emergência nacional, constrói-se uma narrativa claustrofóbica sobre a contemporaneidade e a Portugalidade.

    Sérgio Braz d’Almeida, Formado em Cinema e Vídeo pela ESAP (Porto), estudou na FAMU (Praha) como bolseiro da FCFE; Estudou Documentary film na USC School of cinematic arts (Los Angeles); curso de encenação Gulbenkian. Frequentou o Mestrado em antropologia culturas visuais na FCSH (Lisboa) e curso de pintura na AR.CoO seu trabalho incide na exploração da imagem (em movimento ou cristalizada) no cruzamento com outras artes. Realizou ficções, documentários, vídeos para espetáculos e galerias de arte bem como publicações impressas de imagens fotográficas. Tem vindo maioritariamente a exercer a actividade de director de fotografia para cinema e televisão. 

    + informação
  • Invasor Abstrato #2

    On: 10/26/2020
    In: Concertos, Exposições, Projectos
    Views: 0
     Like

    Invasor Abstracto #2 um programa de exposições e concertos com peças de Nuno Torres, Pedro Tropa, Ricardo Jacinto e Rita Thomaz.

    30 de Outubro a 13 de Novembro de 2020 | Em Montemor o Novo, na Galeria Municipal e no Convento de São Francisco

    Invasor Abs#2
    “Invasor Abstracto” é um projecto de programação da OSSO dedicado à circulação de diferentes constelações de projectos de criação de membros do colectivo. Este projecto intersecta os territórios criativos de cada autor(a), a paisagem em torno do seu centro criativo (Aldeia de São Gregório, Caldas da Rainha) e as particularidades dos espaços/comunidades que os acolhem. “Invasor Abstracto” é a expressão nómada de um colectivo cujo trabalho artístico tem operado sobre a noção de Território, nas implicações estéticas e políticas que este pode ter na construção das comunidades temporárias que promove, ou naquelas onde se insere.
    É neste contexto que apresenta em Montemor-o-Novo, a convite das Oficinas do Convento, uma exposição colectiva e um concerto. A música, o desenho, a fotografia, o som, a escultura e o vídeo operam, através da sua singularidade e das suas hibridações, diálogos entre propostas de cada membro do colectivo, a paisagem de São Gregório e a cidade de Montemor-o-Novo.
    Exposição
    30 Out a 13 Nov 2020 / GALERIA MUNICIPAL DE MONTEMOR
    Nuno Torres, Pedro Tropa, Ricardo Jacinto e Rita Thomaz
    Concerto
    13 Nov 2020| 19h / OFICINAS DO CONVENTO
    MEDUSA unit – Ricardo Jacinto com Álvaro Rosso, Angélica Salvi, Nuno Morão, Violeta Azevedo e Yaw Tembe.
    É necessário pré-reserva para o concerto para comunicacao@oficinasdoconvento.com
    Uso de máscara obrigatório
    Organização:
    OSSO colectivo e Oficinas do Convento
    Cartaz:
    Pedro Tropa
    ><
    OSSO colectivo: estrutura financiada por – Direcção geral das Artes e Ministério da Cultura.
    Oficinas do Convento: estrutura financiada por – Câmara Municipal de Montemor-o-Novo; Direcção geral das Artes e Ministério da Cultura.

     

    + informação
  • “SE NÃO FIZERMOS ECO DELA, NÃO SERÁ UMA REVOLUÇÃO” na BREVE MENTE

    On: 10/02/2020
    In: Exposições
    Views: 0
     Like

    “SE NÃO FIZERMOS ECO DELA, NÃO SERÁ UMA REVOLUÇÃO” da Plataforma de Solidariedade com os Povos do Curdistão na Galeria de Rua BREVE MENTE.

    De 1 a 8 de Novembro 2020 | Galeria BREVE MENTE

    Rise up 4 Rojava
    A primeira semana de Novembro, de 1 a 8, será a semana internacional de solidariedade com a luta curda em Rojava. Um pouco por todo o mundo, diferentes acções de solidariedade darão visibilidade à revolução em curso em Rojava. Mais sobre a semana internacional de solidariedade  aqui. Montemor-o-Novo também acolherá uma série de acções, em solidariedade com a luta curda e procurando inspiração na sua experiência de autodeterminação, socialismo, anarquismo, cooperativismo, feminismo, justiça regenerativa e ecologia, a partir da qual podemos aprender, reflectir e tirar inspiração para as nossas próprias lutas, no nosso território. No dia 7 de Novembro, nas Oficinas do Convento, haverá um conjunto de conversas sobre a experiência curda, uma exposição, projecção de curtas-metragens e recolha de donativos (venda de zines e serigrafia na hora). Convidamos todas as pessoas e organizações de Montemor-o-Novo a juntarem-se a nós – o novo mundo que ensaiamos por aqui está também a ser ensaiado noutros territórios. Estamos solidárias e, mais importante ainda, partilhamos experiências e avançamos juntas.
    – As acções programadas em Montemor-o-Novo em solidariedade com a luta curda em Rojava são organizadas por um colectivo informal, baseado em Montemor-o-Novo e integrado na  Plataforma de Solidariedade com os Povos do Curdistão.
    + informação
  • “Uma Mancha na Parede” na BREVE MENTE

    On: 07/03/2020
    In: Exposições
    Views: 0
     Like

    “Uma Mancha na Parede” de José Artur Macedo na Galeria de Rua BREVE MENTE

    3 de Julho 2020 | Galeria BREVE MENTE

     

    OC-4

     

     

    “Nos muros e paredes que me cercam, vão surgindo pequenas colónias de musgos e liquens. Estas produzem padrões e formas aleatórias que sempre me fascinaram…

    É deste caos de formas que a natureza e o tempo vão produzindo, que tomo pequenos fragmentos simetrizando-os e produzindo imagens com padrões que espero que atraiam e desassosseguem o espectador, ao mesmo tempo que abram espaço para as interpretações de cada um, à semelhança do teste de Rorschach.”

     

     

     

     

     

     

     

    2020-07-03-11.49.10-1 + informação
  • InstruAction

    On: 04/27/2020
    In: Exposições, Projectos
    Views: 0
     Like
    94146861_3281130531965584_8134777382721552384_n

    #InstruAction
    Enunciados Poéticos para Montagem Doméstica

    Como materializar objetos e propostas artísticas tridimensionais na era dos suportes digitais? Como encontrar formatos disruptivos para discursos em ambientes domésticos?
    Como converter o observador em comissário, exaltando a sua participação na criação e interpretação?

    Este é um convite à participação e interrogação do público.

    O artista escreve o Enunciado e o público interpreta e documenta.

    Se quiseres participar, vê como na página de INSTAGRAM @instruaction ou no Facebook InstruAction BreveMente

     

    94510984_3281130595298911_4413214742160605184_n94134696_3281130675298903_8455410967839244288_n
    + informação
  • BREVE MENTE da vitrine para o ecrã

    On: 04/13/2020
    In: Exposições, Projectos
    Views: 0
     Like

     ABRAÇOS E BEIJINHOS…(…E CARINHOS SEM TER FIM)”

    BREVE MENTE da vitrine para o ecrã

     

    Se o público fica em casa, a Cultura e a Arte encontram formas de lhe chegar por outras vias, de se adaptar a esta realidade temporária, a outros formatos e esse é um dos papéis da OFICINAS DO CONVENTO.
    Transformamos o nosso espaço físico da galeria BREVE MENTE num espaço digital, aproveitamos estes lugares para pensar este tempo. Tragam o que vos passa pela cabeça, pelos olhos, o que fazem com as mãos, os pés, o corpo, com pixels, decibéis, palavras e outras formas.

     

    Desafio: ABRAÇOS E BEIJINHOS…(…E CARINHOS SEM TER FIM)”

    1vertigo

    O desafio é enviarem-nos excertos (de filmes, séries, amadores, entre outros) onde protagonistas se abraçam, beijam, apertam a mão, entre outras aproximações físicas, das quais, no contexto pandémico em que estamos hoje, nos remetem para uma sensação de “violação de regras do isolamento social” cada vez que as assistimos num filme ou série, onde as pessoas calorosamente se saúdam. Esse sentimento súbito que depois passa.

     

     

     

    Podem enviar o vosso excerto até ao dia 27 de Abril.

    Posteriormente será divulgado o resultado desta recolha no nosso Facebook e Instagram

    Este projecto está subsidiado pela boa vontade dos artistas e parceiros.

     

    Regulamento:

    -Os vídeos devem ser enviados em formato mp4

    -Anexo ao excerto deve ser enviado Nome do filme/série, Realizador e Ano;

    -O vídeo deve ser enviado para: comunicacao@oficinasdoconvento.com

    + informação
  • “Estou Fora” na BREVE MENTE

    On: 02/13/2020
    In: Exposições
    Views: 0
     Like

    “ESTOU FORA” de Tiago Fróis na BREVE MENTE

    8 de Abril 2020 | Galeria de Rua BREVE MENTE

    IMG_20200408_221255_395 + informação
  • “Il faut imaginer Sisyphe heureux, bisogna immaginare Sisifo felice” na BREVE MENTE

    On: 01/27/2020
    In: Exposições
    Views: 0
     Like

    “Il faut imaginer Sisyphe heureux, bisogna immaginare Sisifo felice” na Galeria de Rua BREVE MENTE

    2Dois amigos que vivem em diferentes países decidem realizar um trabalho em conjunto motivados pelo simples facto de o quererem fazer. Estas imagens são o resultado desse exercício de partilha de suporte.

    Os temas que entram em jogo derivam da experiência que lhes é quotidianamente acessível e do movimento a este contrário, uma reflexão sobre o possível.

    Se fosse necessário sintetizar, que não é de todo o caso, estes exercícios poderiam ser considerados como uma troca de correspondência entre dois amigos que de alguma forma procuram interagir. Por consequência é-nos possível observar um modo de ver e estar que se actualiza a cada troca, jocosa, despretensiosa, ponderada, desejada.

    Artistas: Kevin Claro e Pedro Lira

     

    + informação