• Bolsa de Estudo – Desenhar e Construir com Taipa

    On: 03/22/2018
    In: OCT, Oficinas
    Views: 0
     Like

    OPORTUNIDADE!
    No âmbito do Projecto LearnBi0n, a Dehesa Tierra Asociación oferece bolsa de estudo para workshop Desenhar e Construir com Taipa. (alimentação, estadia e viagem incluídos)

    FLYER DEHESA copy + informação
  • Exposição ENTRE MÃOS

    On: 03/19/2018
    In: Exposições, OCT
    Views: 0
     Like

    ENTRE MÃOS

    Escultura | Design

    Galeria Municipal de Montemor-o-Novo

    Inauguração 24 de março | 18.30

    Faculdade de Belas-Artes + Município de Montemor-o-Novo

    Curadoria: Marta Castelo e João Rolaça

    EntremaosO barro é o material, por excelência, da criação. Desde as primitivas figuras em terracota, as primeiras peças de olaria, passando pela modelação escultórica, pelo design de objecto ou até a intersecções deste material com novas abordagens contemporâneas, o barro tem, ao longo de todas as épocas históricas, atraído o mais diversos criadores.

        Trata-se de uma matéria tão elementar e essencial como sofisticada, que tanto pode ser usada na sua simplicidade ou ser integrada e aplicada em produções tecnologicamente complexas e avançadas. Em qualquer caso, o barro, atravessado pelo fogo, transforma-se na douradora cerâmica que abunda e habita largamente o nosso quotidiano.

    Na actualidade, a cerâmica enquanto modo de criação tem expandindo os seus limites tradicionais e vindo a conquistar um espaço de visibilidade e de auto-afirmação artística, que destaca cada vez mais a sua autonomia e paradoxalmente a sua  pertença desde o inicio da criação humana intrínseca relação com a arte e em particular com a escultura.

    A exposição ENTRE MÃOS | Cerâmicas reúne trabalhos de alunos e ex- alunos da Faculdade de Belas-artes, Universidade de Lisboa, que escolheram a Unidade Curricular de Cerâmica do curso de escultura, e pretende revelar a versatilidade das matérias desta tecnologia, dando a conhecer diferente abordagens plásticas — eventualmente díspares ou complementares — mas igualmente marcadas pela plasticidade da argila ancestral e pela liberdade de pensamento e criatividade do autores que nela participam.

    Muitos deles tomaram, pela primeira vez, o barro nas mãos, nas oficinas desta faculdade e, mais ou menos cientes da sua larga história, modelaram diferentes pasta e usaram técnicas diferenciadas, criando discursos autorais, ora de raiz mais tradicional ora interdisciplinar, que confirmam a riqueza plástica que esta tecnologia permite.

    ENTRE MÃOS | Cerâmicas decorre de uma vontade antiga de tornar visível o trabalho desenvolvido pelos alunos nas unidades curriculares de cerâmica do primeiro ciclo do curso de Escultura da Faculdade de Belas-Artes e de mostrar, também, os trabalhos recentes de ex-alunos que continuam a explorar profissionalmente esta área artística.

    + informação
  • RAKU OBVARA – ANIVERSÁRIO 3 ANOS OCT

    On: 01/22/2018
    In: OCT, Oficinas, Outros Eventos
    Views: 0
     Like

    EVENTO CANCELADO
    Devido ao estado do tempo e tendo em conta que a previsão para o fim-de-semana é de chuva, não será possível fazermos a oficina de Raku Obvara em fogueira.
    Obrigada a todos os interessados, iremos realizar esta oficina noutra altura!

     

     

     

    CENTRO DE INVESTIGAÇÃO CERÂMICA OCT

    MONTEMOR-O-NOVO

     

    OFICINAS DE MODELAÇÃO E COZEDURA EM FOGUEIRA

     

    MODELAÇÃO – 10 Fevereiro
    14h – 18h

    Público-alvo
    Interessados, curiosos, artistas e ceramistas de todas as idades

    Inscrições
    25 € (10% desconto para estudantes, sócios e desempregados)
    Inclui materiais e cozeduras
    Inscrições para telheiro@oficinasdoconvento.com

     

    RAKU OBVARA – 10 Março
    A partir das 15h

    CONVITE ABERTO
    Queima de peças em fogueira e convívio
    Celebração do 3º Aniversário das Oficinas da Cerâmica e da Terra

    Formadores
    Ana João Almeida
    Liliana Velho
    Sérgio Carronha

    Mais informações
    telheiro@oficinasdoconvento.com
    obvara+3anos

    + informação
  • OC na Bienal AnoZero’17

    On: 12/26/2017
    In: OCT, Oficinas
    Views: 0
     Like

    IMG_5604A Oficina de Tabique aconteceu nos passados dias 8,9 e 10 de Dezembro, no âmbito do projeto Speakers’ Garden da Bienal de Arte Contemporânea Anozero’17, com o objetivo de proporcionar um exercício construtivo de um objeto arquitetónico capaz de estabelecer um testemunho empírico das possibilidades oferecidas pelas técnicas de construção com materiais locais ou reaproveitados, em torno das várias declinações da técnica do tabique. Esta técnica, também conhecida no Brasil como taipa de mão ou pau-a-pique, consiste em armar uma estrutura de ripas de madeira ou bambu, que é posteriormente preenchida com uma mistura de terra. Esta técnica tem vindo a ser um valioso recurso construtivo, precisamente por permitir utilizar ou reutilizar recursos locais e de circunstância.

    Esta oficina, gratuita e aberta a todos os interessados, ofereceu uma oportunidade única para os participantes aprofundarem os seus conhecimentos teóricos e prático na temática da construção em terra crua.

    CRIAÇÃO
    Tânia Teixeira (Oficinas do Convento) e Filipa Cabrita (Anozero’17)
    LOCAL
    Mosteiro de Santa Clara-a-Nova

    + informação
  • “Construir com Terra?” Aula teórico-prática na FBA-UL

    On: 12/26/2017
    In: OCT, Oficinas
    Views: 0
     Like

    Construir com Terra?

    Aula teórico-prática sobre construção com terra crua

    Como funciona? Porquê?

    Apresentação do Curso de BTC no âmbito do projecto europeu LearnBIØN

    Organização: Fernando Quintas (Unidades Curriculares de Mosaico e Vitral, FBAUL)

    Tânia Teixeira (Oficinas da Cerâmica e da Terra, OC)

    No passado dia 16 de Novembro organizamos em conjunto com Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa um evento aberto sobre construção com terra. Para além do enfoque sobre as características físicas do material terra, procurou-se despertar os alunos para o potencial da sua utilização, não apenas na disciplina da arquitectura mas também na prática artística.

    Depois da aula teórico-prática foi o momento para pôs mãos na massa e tocar as diferentes terras procurando perceber as suas características, comparando diversos estados de hidratação e compressão.

    No final, foi o momento de observar as diferenças e reflectir sobre as possíveis aplicações de cada uma destas 5 terras, tão distintas.

     

    + informação
  • Lançamento do Livro e Filme “20 Anos de Oficinas num Convento” e Leilão de Arte com Prova de vinhos

    On: 11/24/2017
    In: Noticias, OCT, Outros Eventos, Publicações
    Views: 0
     Like

    cartaz-leilao16 Dezembro 2017 – Quinta da Plansel

    A Oficinas do Convento comemora no ano de 2017 o ser vigésimo aniversário e a titulo comemorativo convidamos todos a estarem presentes no dia 16 de Dezembro na Quinta da Plansel em Montemor-o-Novo

    Programa:

    14:30 – Visita à Colecção de Arte da Plansel, dirigida pelo colecionador Jorge Bohm.
    A Adega Plansel possui uma coleção de arte de formas modernas, incluindo trabalhos de Joseph Beuys, Gerhard Richter, Markus Luppertz, Michael Buthe, Jörg Immendorf, Friedensreich Hundertwasser, Bem Williken entre muitos outros. 

    15:30 – Lançamento do livro e filme “20 Anos de Oficinas num Convento”

    Filme: Realização Pedro Grenha, Rodolfo Pimenta e Rui Cacilhas

    Livro: Edição/Design Joana Torgal, Revisão Sandra Coelho, coordenação Oficinas do Convento

    16:15 – Leilão de Obras de Arte com Prova de Vinhos

    O Leilão será intercalado com prova dos vinhos da Adega Plansel. As obras pertencem a artistas colaboradores da Oficinas do Convento e prova de vinhos conduzida pela equipa da Plansel.

    Participação GRATUITA em todas as actividades

    (no local não existe multibanco pelo que solicitamos que vão preparados para o leilão!)

    Consultar Catálogo do Leilão

    + informação
  • Encontro de Telheiros do Sul

    On: 10/31/2017
    In: Conversas, Exposições, Noticias, OCT
    Views: 0
     Like

    4 Novembro a partir das 10:00

    Ermida de S. Pedro da Ribeira e Telheiro da Encosta do Castelo

    Montemor-o-Novo

    Encontro-de-Telheiros-do-SulEste é um encontro dirigido a todos os interessados e profissionais ligados à construção e ao património, e pretende criar uma relação entre unidades de produção, clientes e entidades promotoras da conservação patrimonial no sentido de concertar estratégias para uma maior viabilidade destas actividades, essenciais à preservação de patrimónios.

    Durante o evento irão estar patentes mostras de documentação fotográfica e vídeo, materiais produzidos, documentação dos Telheiros e seus protagonistas.

    > Participação gratuita

    > Almoço sugeito a reserva para o os@oficinasdoconvento.com (10€)

     

     

    + informação
  • Manual de Iniciação à Cerâmica, de Ana João Almeida – Critica de Gerbert Verheij

    On: 10/04/2017
    In: Noticias, OCT
    Views: 0
     Like

    Manual de Iniciação à Cerâmica, de Ana João Almeida

    20232640_1617546381657349_5515244851896610006_o“Em Julho passado foi lançado em Montemor-o-Novo o Manual de Iniciação à Cerâmica, da autoria de Ana João Almeida. É um objecto singular, fruto de uma investigação pessoal de uma década, sistematizada nos últimos anos pela autora nas Oficinas da Cerâmica e da Terra (Oficinas do Convento), onde entre outros tem dado um Curso de Cerâmica. O livro traz a marca deste percurso: sente-se que a prática validou os conhecimentos e orientou a sua organização numa linguagem directa, segura e acessível. Ler o manual é como ter uma instrutora paciente e amiga ao lado que explica tudo com entusiasmo e conhecimento de causa. Há uma dimensão pessoal – na escrita informal, e especialmente nas fotos da autora, em que talvez mais se sente o amor pelo ofício e a experiência vivida e acumulada – que foge das pautas de objectividade comuns neste tipo de literatura.

    Parte da actualidade do livro está no constante reenvio da antiquíssima arte da cerâmica para a natureza e para os recursos que estão à mão. Começando, desde logo, com a imensa diversidade de argilas naturais, cada uma com a sua cor e características, que o leitor-aprendiz é incentivado a encontrar onde está. O manual segue uma espécie de ética no trabalho do barro que alia a fidelidade às tradições e aos recursos naturais à segurança e inovação da investigação. Neste aspecto é um fruto característico do espírito que orienta as Oficinas da Cerâmica e da Terra. A versatilidade e vocação internacional deste centro manifestaram-se de resto no lançamento do livro, que foi acompanhado por uma exposição da italiana Cristina Gallizioli, uma mostra documental de um curso de construção com blocos de terra comprimida no âmbito do projecto internacional LearnBI0N e um concerto a solo da nova-iorquina Liz Hogg.

    Enquanto ao livro, é uma edição de autor de pequena tiragem, mas espero que mesmo assim encontre o seu caminho para um público maior, já que a principal referência portuguesa (Arlindo Fagundes, Manual Prático de Introdução à Cerâmica, 1997) está esgotado há anos. Neste aspecto, se a orientação quase exclusiva para a prática e a atitude de mãos à obra tem as suas virtudes, dando ao livro o seu tom singular, também traz limitações, que se fazem sentir por exemplo na falta de referências para lá do mundo da oficina. Exemplos de objectos e obras de outros criadores, geografias ou períodos históricos, bem como indicações para uma bibliografia especializada, teriam enriquecido o livro. É uma limitação talvez intencional no que é assumidamente um manual técnico, mas que faz com que ainda não seja a nova obra de referência em Portugal. Para isso existe, contudo, uma óptima base, e acabo com votos de que haja lugar para uma segunda edição mais completa e de maior circulação”

    Gerbert Verheij

    Jornal Folha de Montemor, Setembro 2017

     

    Para comprar, contactar telheiro@oficinasdoconvento.com.

    + informação