• Curso de Desenho e Construção com BTC – BIØN – Building Impact Zero Network

    On: 01/16/2017
    In: OCT, Oficinas, Projectos
    Views: 0
     1

    20 de Abril a 20 de Maio

    Oficinas da Cerâmica e da Terra /Oficinas do Convento

    OC_1_1Registration is now open for the Design and Build with Compressed Earth Blocks workshop. It will from April 20 to May 20 in Montemor-o-Novo. This workshop is organized by Oficinas do Convento. For more info in English see page below.

    Estão abertas as inscrições para o curso de Desenho e Construção com Blocos de Terra Comprimida que decorrerá em Montemor-o-Novo de 20 de Abril a 20 de Maio. Serão 4 semanas de teoria e prática com construção de um protótipo à escala real. O curso é organizado pela Oficinas do Convento. Este será o primeiro de um total 7 que serão organizados em diversos locais da Europa. O curso decorre dentro do projecto LearnBIØN apoiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia. BIØN – Building Impact Zero Network é uma rede de 7 parceiros de 5 países que desenvolvem diferentes técnicas de construção a baixo impacto ambiental, mas com impacto positivo nas comunidades onde se inserem. A participação neste curso Desenho e Construção com Blocos de Terra Comprimida dá acesso prévio aos materiais didáticos dos restantes 6 cursos que decorrerão até 2018 (antes que estes materiais se tornem Open Source). O curso é internacional e lecionado em português e inglês.

    Download the Program here
    Descarregar o Programa aqui
    Access the Registration Form/Ficha de inscrição here

     

     

    + informação
  • Mesa Posta BAIRRO DA CHE

    On: 11/08/2016
    In: Outros Eventos, Projectos
    Views: 0
     Like

    26 Novembro – 16:00 –  Junto à nora no Bairro da CHE

    mesa 8.cartaz-001

    A Mesa Posta é um evento de espaço público com o objetivo de provocar novas interações e usos do espaço urbano, inspirados na investigação de práticas antigas dos diferentes largos e praças do concelho de Montemor-o-Novo.
    O objetivo principal desta ação é incentivar a participação dos cidadãos e das organizações da sociedade civil na dinamização de locais (praças, largos, ruas, etc…) do concelho e incentivar os cidadãos a participar na procura das melhores soluções tendo em conta os recursos disponíveis.
    Esta é a 8ª Mesa Posta organizada na Cidade de Montemor-o-Novo e desta vez contamos com a parceria da Cooperativa CHE Alentejana.Tragam o farnel e vamos passar uma tarde no Bairro da CHE

    + informação
  • Exposição “SOLOS DO MEU CONCELHO”

    On: 09/12/2016
    In: Exposições, Noticias, OCT, Oficinas, Projectos
    Views: 0
     Like

    A exposição “Solos do meu Concelho” esteve em exibição na Feira da Luz/Expomor de 31 de Agosto a 5 de Setembro. Esta exposição foi o resultado de um projeto pedagógico desenvolvido durante o ano lectivo de 2015/2016 pelas turmas do 1º ciclo (1º, 2º, 3º, 4º ano) e jardins de infância das freguesias e cidade de Montemor-o-Novo (Ciborro, Cortiçadas de Lavre, Escoural, Foros de Vale de Figueira, São Cristóvão, Silveiras, EB1 nº1, EB1 nº2 e EB1 nº3, S. Mateus); destinou-se também às turmas do 5º e 6º ano da escola EB23 de S. João de Deus.

    Este projeto contou com a colaboração dos formadores da Oficinas do Convento Ana João Almeida (ceramista); Catherine Henke (artista plástica) e Tânia Teixeira (arquiteta)

    No âmbito do projeto foram realizadas visitas de campo com o objectivo de aprender o que é o barro, como se formou na natureza e como o encontrar no campo. Ensinou-se os alunos a transformar esta matéria numa pasta modelável, a fazer amostras e descobrir as várias formas e técnicas que se podem realizar em lastras. Foram também realizados jogos de experimentação intuitiva e sensorial.

    Fotografias: Município de Montemor-o-Novo

     

    + informação
  • Residência Olaria e Panaria de Cabo Verde

    On: 08/19/2016
    In: Noticias, OCT, Oficinas, Projectos, Residências
    Views: 0
     Like

    Esta residência foi uma iniciativa da Oficinas do Convento liderada por Virginia Fróis e Rosa Coelho e aconteceu de 20 de Junho a 31 de Julho de 2016 no âmbito de uma parceria entre Câmara Municipal do Tarrafal (CV) e as Câmaras Municipais de Almada e Montemor-o-Novo.

    Para esta Residência a Oficinas do Convento convidou as Mestras Oleira Zenaida de Oliveira Teixeira e a Tecelã Rosilda Maria Gomes Furtado.
    Centro de Artes e Ofiícios de Trás os Montes, Município de Tarrafal de Santiago, Cabo Verde.

    Contexto

    A Olaria e a Panaria Cabo verdiana

    A produção da olaria, panaria (bem como outras artes tradicionais) era a principal fonte de rendimento das mulheres e homens que praticavam estas artes de origem africana. Estas atividades entraram em decadência em meados do Século XX, constituindo-se como um fator de desvalorização e empobrecimento desta população a par da falta de água e alimentos o que provocou o abandono do local e a emigração.

    As produções artesanais de Olaria e de Panaria e/ou tecelagem, quer pelo valor de memória e de identificação cultural, quer pela sua qualidade estética e funcional, justifica-se a sua continuidade e valorização.

    Os materiais naturais que lhes dão forma e as técnicas construtivas, transformam-nos em objetos de valor acrescentado da sociedade contemporânea. A olaria de Cabo verde era e é praticada essencialmente por mulheres e foi em 2006 alvo de reabilitação com sucesso mas carece de continuidade na formação das oleiras locais. A panaria, no contexto do Tarrafal encontra-se em situação de extinção e é a arte com maior valor histórico, os tecelões eram pessoas muito prestigiadas. Difundir esta cultura em ambos os territórios e noutros, formar novos artífices e encontrar novas aplicações destes saberes são formas de não permitir a perda destes saberes, tornando-os vivos e atuais.

    A Panaria e a olaria são duas artes que estão associadas em certos momentos do processo de elaboração, podendo as ligações interações ser múltiplas, e suportadas pela criatividade possibilitando também inovação e criação de novas relações.

    Objetivo do projeto

    O presente projeto teve o propósito de promover a aprendizagem das artes e dos saberes locais, em especial da olaria e panaria, contribuindo para a revalorização de comunidades e dos seus valores culturais, compreende uma estreita cooperação entre o meio ambiente e a criação de valor artístico, económico e social. É, neste âmbito e com o objetivo de promover trocas e conhecimento na área das artes tradicionais, potenciando a tomada de consciência dos valores identitários, estimulando a inovação e criatividade.

    Pretendeu-se divulgar e valorizar junto em Portugal os saberes tradicionais ligados á olaria e panaria cabo Verdiana, numa lógica de partilha de experiências e trocas culturais, envolvendo comunidade caboverdiana e artistas, artesãos e jovens portugueses.

    Metodologia

    O objetivo deste projecto foi cumprir através de 2 Residências artísticas de uma oleira e uma tecelã, dando e recebendo formação. A formação e as atividades destinaram-se a diferentes públicos.

    A formação foi dada pelo meétodo de aprendizagem tradicional, transmissão direta mestre aprendiz e aprender – fazendo

    + informação
  • Projeto LearnBIØN já arrancou!

    On: 05/30/2016
    In: Noticias, OCT, Projectos
    Views: 0
     Like

    LearnBIØN – Learn Building Impact Zero Network

    Tivemos a nossa primeira reunião do projeto LearnBIØN – Learn Building Impact Zero Network, financiado pelo programa ERASMUS+ com os nossos parceiros ARCò – Architecture and Cooperation AK0 – architettura a kilometro zero AES Haute École de Bruxelles Canya Viva Dehesa Tierra Asociación.
    A nossa missão é criar uma rede de organizações em que se desenvolva informação e prática sobre Técnicas de Construção de Baixo Impacto e que dissemine as mesmas a públicos sem este conhecimento como: profissionais da construção civil, NEET, migrantes ou refugiados, estudantes e outros adultos interessados nestes tema.

    Brevemente mais informações do decorrer do projecto!

    Ver fotos

    + informação
  • Apoie a publicação dos 20 Anos Oficinas do Convento

    Apoio à publicação/vídeo dos 20 anos da Oficinas do Convento – Associação Cultural de Arte e Comunicação.

    No âmbito deste crowdfunding será feita uma publicação digital sobre artes plásticas, fotografia e arquitetura em terra. Resumindo as atividades e criadores que contribuíram para os 20 anos da Associação. A publicação será também um objecto de pesquisa para investigadores no campo da arte, pois todos os projetos e autores irão remeter para hyperlinks de artigos, websites e vídeos.

    Vamos ainda “desenterrar” no arquivo da associação e será feito um vídeo artístico e documental representativo dos 20 anos da associação.

    Para a publicação iremos contar com designers e revisores experientes em edições de grande tiragem, conferindo à partida a qualidade do produto final, a mesma equipa será responsável pela brochura dos 20 anos da Associação. Para o vídeo contamos com os nossos colaboradores da área audiovisual que têm contribuído ao longo dos anos para o extenso arquivo da Oficinas do Convento.

    As recompensas oferecidas, para além de incluírem o livro digital e o vídeo (em suporte original – pen drive customizada nas nossas oficinas), incluem ainda peças de cerâmica e serigrafias originais dos nossos artistas.

    20AnosPPL

    > Clique na Imagem para Apioar!

    + informação
  • Terra e Tijolo : um processo de transformação

    On: 03/18/2015
    In: OCT, Projectos, Residências
    Views: 0
     Like

    Filme Documental
    TEC – 2014

    Produção e Iniciativa: Associação Cultural Oficinas do Convento
    estrutura financiada por: Governo de (mais…)

    + informação
  • CIDADE PREOCUPADA 2012

    de 15 de Maio a 1 de Julho 2012 | Montemor-o-Novo

    Oficinas do Convento | uma co-produção com a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

    A IV edição do festival Cidade Pre0cupada resolveu espreitar além-fronteiras e trazer até Montemor-o-Novo o Chile, a Holanda, a Espanha, a China, Cabo Verde e Japão. Música, Cinema, Conferências, Workshops, Residências Artísticas, Exposições, Instalações e Animação voltam a reclamar a cidade, invadindo conventos, festas populares, jardins e terreiros, mercados e sociedades. Esperamos por vocês na cidade criativa.

    Programação completa e +info em Cidade Pre0cupada.

    Artistas André Sier (PT), Clara Brito (PT), Carlos Maza (CL), Dead J (CH), Dora S (CH), DJ Marcelle (HL), Gecko Turner (ES), João Bastos (PT), Ka Keong (CH), Lula’s Cachupa Psicadélica (CV), Magau (PT), Manuel Silva (PT), Nuno Lemos (PT), Onishi Yasuaki (JP), Peng Yun (CH), Rancho Folclórico e Etnográfico Montemorense (PT), Tiago Fróis (PT), Tiago Pereira (PT)

    Parceiros A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, Alt_Lab, Associação Cultural +853, Associação Espaço do Tempo, Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Casa João Cidade, Casa de Harina, Centro de Ciência Viva de Estremoz, Cooperativa Cultural PIA, CUT – Associação Cultural, Filmes da Praça, IndieLisboa, Junta de Freguesia de N.ª S.ª da Vila, Lines_Lab, Rede de Cidadania de Montemor-o-Novo

    Espaços Centro Juvenil, Cine-Teatro Curvo Semedo, Convento de S. Francisco (Oficinas do Convento), Convento da Saudação (Espaço do Tempo), Jardim Público, Jardim dos Cavalinhos, Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, Telheiro da Encosta do Castelo, Terreiro de S. Pedro, Sociedade Carlista

     

    15 DE JUNHO

    22H00  A Chamada, Cinema, Cine-Teatro Curvo Semedo

    22H15  Extensão IndieLisboa, Cinema, Cine-Teatro Curvo Semedo

     

    16 DE JUNHO

    22H00  Chá e biscoitos, Cinema, Cine-Teatro Curvo Semedo

    22H15  Extensão IndieLisboa, Cinema, Cine-Teatro Curvo Semedo

     

    17 DE JUNHO

    16H00  Extensão IndieJunior, Cinema Infantil, Cine-Teatro Curvo Semedo

     

    22 DE JUNHO

    21H30  João Afonso & Big Band dos Loureiros, Ciclo da Primavera, Concerto, Cine-Teatro Curvo Semedo

     

    23 DE JUNHO

    10H00  Sinais de Fumo «O papel da cultura nos Modelos de Futuro», Conferência, Associação Espaço do Tempo

    10H00  uunniivveerrssee.net & outras máquinas | André Sier, Arte Digital, Convento da Saudação

    17H00  Provar a Terra, Visita ao Telheiro da Encosta do Castelo

    Brick by Brick | Lines Lab, Exposição, Telheiro da Encosta do Castelo

    18H30  Carlos Maza, Concerto, Telheiro da Encosta do Castelo

    20H00  Provar a Terra, Festa Popular com aromas, saberes e sabores da Terra, Terreiro de S. Pedro

    21H30  Rancho Folclórico e Etnográfico Montemorense, Concerto, Terreiro de S. Pedro

    22H30  Baile Popular, Terreiro de S. Pedro

     

    24 DE JUNHO

    22H00  The Wall e The Wall_Brick by Brick | Peng Yun, Performance / Instalação, Convento de S. Francisco

    23H00  Carlos Maza, Concerto, Convento de S. Francisco

    Temporally Sculptural Installation | Onishi Yasuaki, Instalação, Convento de S. Francisco

    Projecto Auto-Sustentado | Tiago Fróis, Instalação, Convento de S. Francisco

    Estúdio | Nuno Lemos, Pintura, Convento de S. Francisco

     

    25 DE JUNHO

    18H30  Técnica de Andas | PIA CRL, Oficina, Centro Juvenil

    22H30  AmareloAzulPretoAmarelo | Marta Ribeiro, Cinema, Mercado Municipal

    22H30  A Suspeita | José Miguel Ribeiro, Exposição, Mercado Municipal

     

    26 DE JUNHO

    18H30  Técnica de Andas | PIA CRL, Oficina, Centro Juvenil

    21H30  Programa de Cinema de Macau, Cinema, Cine-Teatro Curvo Semedo

     

    27 DE JUNHO

    18H00  Faz tu mesmo um Amplificador Solar | Alt_Lab, Oficina, Centro Juvenil

    18H30  Técnica de Andas | PIA CRL, Oficina, Centro Juvenil

     

    28 DE JUNHO

    18H00  Faz tu mesmo um Sintetizador (Drawdio) | Alt_Lab, Oficina, Centro Juvenil

    18H30  Técnica de Andas | PIA CRL, Oficina, Centro Juvenil

    21H30  Lab><Mat Apresentação Pública, Espetáculo, Convento de S. Francisco

     

    29 DE JUNHO

    18H00  «VER O PRESENTE… %!?» | CCVE, Exposição, Centro Juvenil

    18H30  Técnica de Andas | PIA CRL, Oficina, Centro Juvenil

    22H00  The Wall e The Wall_Brick by Brick | Peng Yun, Performance / Instalação, Convento de S. Francisco

    Temporally Sculptural Installation | Onishi Yasuaki, Instalação, Convento de S. Francisco

    Projecto Auto-Sustentado | Tiago Fróis, Instalação, Convento de S. Francisco

    Estúdio | Nuno Lemos, Pintura, Convento de S. Francisco

    uunniivveerrssee.net & outras máquinas | André Sier, Instalação, Convento de S. Francisco

    23H00  Dead J + Dora S, DJ e VJ, Electro Minimal, Convento de S. Francisco

    00H00  Dead J, DJ, Electro Minimal, Convento de S. Francisco

    01H30  Magau, DJ, Ecletic, Convento de S. Francisco

     

    30 DE JUNHO

    10H00  Actividades da Rede de Cidadania, Mercado Municipal

    11H00  Faz tu mesmo um Wiglebot | Alt_Lab, Oficina, Mercado Municipal

    11H00  Passagem | PIA CRL, Animação de Rua, Mercado Municipal

    17H30  Dead J, DJ, Coreto do Jardim Público

    17H30  Laboratório de Ciências PreOcupadas | CCVE, Oficina, Jardim Público

    18H30  Técnica de Andas | PIA CRL, Oficina, Centro Juvenil

    18H30  100%REMIX.2, Exposição, Largo Joaquim Pedro Matos, n.º 1

    19H00  uunniivveerrssee.net & outras máquinas | André Sier, Arte Digital, Convento da Saudação

    22H00  Música de Montemor a Gostar Dela Própria Remistura-se | João Bastos e Tiago Pereira, Espectáculo, Jardim dos Cavalinhos

    23H00  The Wall e The Wall_Brick by Brick | Peng Yun, Performance/Instalação, Convento de S. Francisco

    Temporally Sculptural Installation | Onishi Yasuaki, Instalação, Convento de S. Francisco

    Projecto Auto-Sustentado | Tiago Fróis, Instalação, Convento de S. Francisco

    Estúdio | Nuno Lemos, Pintura, Convento de S. Francisco

    uunniivveerrssee.net & outras máquinas | André Sier, Instalação, Convento de S. Francisco

    00H00  Gecko Turner, Concerto, Convento de S. Francisco

    01H00 DJ Marcelle / Another Nice Mess, DJ, Ecletic, Dub-Step, Weirdness, Convento de S. Francisco

     

    1 DE JULHO

    16H00  «Sociedades & Preocupações Científicas» | CCVE, Conferência, Sociedade Carlista

    18H00  Passagem | PIA CRL, Animação de Rua, Jardim dos Cavalinhos e Jardim Público

    18H30  Lula’s Cachupa Psicadélica, Concerto, Jardim dos Cavalinho

     

     

    + informação