• “Detalhes” na BREVE MENTE

    On: 06/29/2017
    In: Exposições, Projectos, Residências
    Views: 0
     Like

    Detalhes

    de Ana Almeida Pinto

    >> 3 a 8 de julho

    DSC_5434Um olhar estrangeiro sobre uma terra que nos acolheu e que vamos desvendando a pouco e pouco. O revelar de pormenores, pequenas histórias e momentos vividos entre cal, cinza e campos vastos. Entre o monte e a planície há outra noção de tempo, de calor e de candura refletida em detalhes perdidos nas paredes, na rua, na terra. Aqui retrato apenas alguns sítios e objetos que me vão inspirando a partir cada vez mais à descoberta. Pedaços bonitos de uma terra bonita.

     

    + informação
  • Exposição “Noon Walking” na BREVE MENTE

    On: 06/26/2017
    In: Exposições, Projectos
    Views: 0
     Like
     Noon Walking

    de Nuno Lemos

    >> 26 de junho a 2 de julho

    (Carreira de S. Francisco – Em frente às antigas piscinas )

    CapturaImagens oriundas dum percurso que se concretizam numa Video-Instalação e em Pinturas. A Video-instalação está visitável no Convento de S. Francisco e as pinturas na BREVE MENTE

    + informação
  • Novas Ferramentas para trabalhar em rede

    On: 06/12/2017
    In: Cidade Pre0cupada, Conversas, Projectos
    Views: 0
     Like

    Cidade PreOcupada 2017

    Novas Ferramentas para trabalhar em rede

    formação | biblioteca municipal e casa das Associações | 14 Junho e 4 julho

    CARTAZ - ENCONTRO FINAL

    + informação
  • Exposição “Monfurado” na BREVE MENTE – Galeria de Rua

    On: 06/12/2017
    In: Exposições, Projectos
    Views: 0
     Like

    Monfurado

    de Tiago Fróis

    >> 12 a 18 de junho

    (Carreira de S. Francisco – Em frente às antigas piscinas )

    13Janela para olhar sobre o ponto mais alto do concelho de Montemor-o-Novo, Mina de Monfurado.

    + informação
  • Festa de Encerramento Workshop #1 LearnBI0N

    On: 05/18/2017
    In: Noticias, OCT, Outros Eventos, Projectos
    Views: 0
     Like

    Festa de Encerramento Workshop #1 LearnBI0N

    sábado, 20 Maio 2017

    Centro de Investigação de Cerâmica – OCT /Convento S. Francisco

    16:30 – Centro de Investigação de Cerâmica – OCT

    Apresentação á população dos resultados do Workshop de Blocos de Terra Comprimidos no âmbito do projeto LEARNBI0N co-financiado pelo programa ERASMUS+, apoiado pelo Município de Montemor-o-Novo e União de Juntas de Freguesia Vila Bispo e Silveiras.

    22:00 – TROPIKAOZ

    Resultado da mistura e encontro astronímico/Gastronimico entre MUAMBA MASALA From: Guerrilha Sound System (Lisbon PT.) ZENOÇÃO From: Piratas do Maxixe (São Paulo BR.) e RITMOS CHOLUTECA (From: Mexico) Tropikaoz surge com o propósito de espalhar o kaoz e a good vibration nos encontros tropico- dançantes da cidade das sete colinas.

    A sua onda sonora é fruto da variação entre os Ritmos Afro-latinos, brasilian-funky´s e electro cumbias de todos os tipos e para todos os gostos.

    Tropikaoz compromete-se a contribuir para os teus momentos elevaçao na dancefloor, e a trazer na sua ementa musical todos os sabores e de todas as cores.

    Se recordar é viver, então vive ao ritmo de uma banda sonora que te fará recordar na dia seguinte.

     

    + informação
  • Curso de BTC – BIØN – Building Impact Zero Network

    On: 01/16/2017
    In: OCT, Oficinas, Projectos
    Views: 0
     1

    Curso de Desenho e Construção em BTC

    20 de Abril a 20 de Maio

    Oficinas da Cerâmica e da Terra /Oficinas do Convento

    DSC_1361

    4 semanas de teoria e prática com construção de um protótipo à escala real juntaram 19 participantes de 7 paises diferentes.

    O curso é organizado pela Oficinas do Convento. Este é o primeiro de um total 7 que serão organizados em diversos locais da Europa. O curso decorre dentro do projecto LearnBIØN apoiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia. BIØN – Building Impact Zero Network é uma rede de 7 parceiros de 5 países que desenvolvem diferentes técnicas de construção a baixo impacto ambiental, mas com impacto positivo nas comunidades onde se inserem. A participação neste curso Desenho e Construção com Blocos de Terra Comprimida dá acesso prévio aos materiais didáticos dos restantes 6 cursos que decorrerão até 2018 (antes que estes materiais se tornem Open Source).

    Saibam tudo sobre este projecto aqui

     

    + informação

  • Mesa Posta BAIRRO DA CHE

    On: 11/08/2016
    In: Outros Eventos, Projectos
    Views: 0
     Like

    26 Novembro – 16:00 –  Junto à nora no Bairro da CHE

    mesa 8.cartaz-001

    A Mesa Posta é um evento de espaço público com o objetivo de provocar novas interações e usos do espaço urbano, inspirados na investigação de práticas antigas dos diferentes largos e praças do concelho de Montemor-o-Novo.
    O objetivo principal desta ação é incentivar a participação dos cidadãos e das organizações da sociedade civil na dinamização de locais (praças, largos, ruas, etc…) do concelho e incentivar os cidadãos a participar na procura das melhores soluções tendo em conta os recursos disponíveis.
    Esta é a 8ª Mesa Posta organizada na Cidade de Montemor-o-Novo e desta vez contamos com a parceria da Cooperativa CHE Alentejana.Tragam o farnel e vamos passar uma tarde no Bairro da CHE

    + informação
  • Exposição “SOLOS DO MEU CONCELHO”

    On: 09/12/2016
    In: Exposições, Noticias, OCT, Oficinas, Projectos
    Views: 0
     Like

    A exposição “Solos do meu Concelho” esteve em exibição na Feira da Luz/Expomor de 31 de Agosto a 5 de Setembro. Esta exposição foi o resultado de um projeto pedagógico desenvolvido durante o ano lectivo de 2015/2016 pelas turmas do 1º ciclo (1º, 2º, 3º, 4º ano) e jardins de infância das freguesias e cidade de Montemor-o-Novo (Ciborro, Cortiçadas de Lavre, Escoural, Foros de Vale de Figueira, São Cristóvão, Silveiras, EB1 nº1, EB1 nº2 e EB1 nº3, S. Mateus); destinou-se também às turmas do 5º e 6º ano da escola EB23 de S. João de Deus.

    Este projeto contou com a colaboração dos formadores da Oficinas do Convento Ana João Almeida (ceramista); Catherine Henke (artista plástica) e Tânia Teixeira (arquiteta)

    No âmbito do projeto foram realizadas visitas de campo com o objectivo de aprender o que é o barro, como se formou na natureza e como o encontrar no campo. Ensinou-se os alunos a transformar esta matéria numa pasta modelável, a fazer amostras e descobrir as várias formas e técnicas que se podem realizar em lastras. Foram também realizados jogos de experimentação intuitiva e sensorial.

    Fotografias: Município de Montemor-o-Novo

     

    + informação