• Open Call for Artistic Residencies – Tijolo |Brick

    On: 03/20/2019
    In: Noticias, OCT, Outros Eventos, Residências
    Views: 0
     Like

    (please scroll down to read in English)

     

    PT//

    residencia-tijolo-2019-pt Tijolo | Residências Artísticas

    CONCURSO PARA RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS NA OFICINAS DO CONVENTO

    Candidaturas abertas até dia 15 de Abril 2019

    Duração da residência: 1 mês

    Enquadrado pelo programa quadrienal Técnicas, Artes e Lugares, A Oficinas do Convento abre em 2019, pela segunda vez, um Concurso para Residências Artística na Oficinas do Convento tendo como mote o Tijolo enquanto elemento base para a criação artística.

    CONTEXTUALIZAÇÃO

    Fabricado e utilizado por todas as culturas do mundo, o tijolo é um objecto intemporal, de formatos e dimensões relativamente regulares, porém de uma diversidade que condiz com as diferenças culturais existentes. De fabrico antigo ou moderno, a sua prevalência social torna também visível a identidade existente entre os homens.

    Os tijolos produzidos no Telheiro da Encosta do Castelo, Montemor-o-Novo, são de influência medieval, proveniente ainda da tradição romana e bizantina[1]. De uma constituição arenosa, feitos de uma pasta de argila, terra e água, numa consistência próxima à da lama, os tijolos apresentam aspecto maciço e evidenciam a manufactura artesanal, pelas marcas da mão inscritas na superfície. Sendo de produção antiga, os tijolos têm também a característica de fazerem parte da imagem das construções vernaculares do Alentejo. No entanto, a propósito dos cruzamentos disciplinares desenrolados pelas Oficinas do Convento e o contexto artístico onde se insere a associação, pretende-se fomentar a utilização do tijolo na criação artística e valorizar os recursos existentes no Telheiro da Encosta do Castelo, quer no âmbito da produção de materiais de construção, quer no âmbito do apoio à criação artística, propondo assim a realização de residências na área artística que tenham o tijolo como base para a criação.

     

    Aqui, o tijolo, além de poder ser pensado na sua dimensão mais imediata — objectual e construtiva — evidenciando aspectos de produção, formação, conformação ou aplicação, poderá ser considerado também na sua vertente poética, social, histórica ou cultural.

    Tais âmbitos de abordagem poderão ser explorados em diferentes linguagens da criação — escultura, instalação, vídeo, fotografia, desenho, entre outros — cruzando ou tocando casualmente as fronteiras da arquitectura e do design.

    Sem desmerecer ou preterir a elaboração de esculturas de índole objectual, no caso de projectos de maior escala, dar-se-á prioridade a propostas de carácter efémero, processual ou de índole colaborativa que resolvam, neste último caso, eventuais questões práticas da cidade.

    APRESENTAÇÃO BREVE

    O tijolo pode ser pensado e usado na sua dimensão mais imediata — objectual e construtiva — evidenciando aspectos de produção, formação, conformação ou aplicação ou ser considerado na sua vertente poética, social, histórica ou cultural, explorando a diversidade e as potencialidades formais e conceptuais do tijolo, através de diferentes linguagens da criação.

    Assim, este concurso destina-se a autores das seguintes áreas:

    • artes-plásticas: escultura e/ou pintura
    • arquitectura
    • cerâmica
    • desenho
    • design
    • escrita
    • fotografia
    • instalação
    • vídeo

    [1] FRÓIS, Virgínia, SILVA, Vasco Fernando Dias, Realibitação de um Telheiro em Montemor- o-

    Novo, In ArteTeoria, Revista do CIEBA – Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes –

    Secção Francisco de Holanda, no 14/15, 2011/2012, Lisboa, p. 101.

    Regulamento

    Ficha de Inscrição

     

    EN//

    residencia-tijolo-2019-engBrick | Artistic Residencies

    Open Call for Artistic Residencies in Oficinas do Convento

    Last day for the applications is on the 15th of April 2019

    These Artistic Residencies are part of the program “Técnicas, Artes and Lugares”, the project,opens, once again, in 2019, an open call for Artistic Residencies in Oficinas do Convento having as a motto the Brick as a basis element for artistic creation.

    Contextualization

    Manufactured and used by all of the cultures in the world, the brick is a timeless object, with relatively regular formats and dimensions, nevertheless of a diversity that matches with the existing cultural differences. From old or new manufacture, its social prevalence gives visibility to the existing identity between men.

    The bricks produced in Telheiro da Encosta do Castelo, Montemor-o-Novo, are of medieval influence, stemmed from the roman and byzantine traditions. From a sandy composition, made from a clay paste, earth and water, in a consistency similar to the mud, the bricks present a solid aspect and highlight the manual manufacture by the hand marks on its surface. Being of old production, the bricks are also part of the vernacular constructions of Alentejo. Nevertheless, as a result of the disciplinary intersections developed by the Oficinas do Convento and its artistic context. It is investigated the use of brick in the artistic creation and to value the existent resources in Telheiro da Encosta do Castelo, in a material production context and as a support for the artistic creation.

    Such contexts of approach can be explored in different languages of creation – sculpture, installation, video, photography, drawing, and more – crossing or touching in a casual way the borders of architecture and design.

     

    Application Process

    The main aim of Brica-Artistic Residencies is to think and explore this product in its most immediate dimension – objective and constructive – highlighting the production aspects, formation, conformation or application, or in its poetical, social, historical or cultural aspect, exploring the diversity and the formal and conceptual potentialities of the brick, through different languages of creation.

    Therefore, this call is destined to artistic proposals in the following areas:

    • Plastic arts: sculpture and/or painting
    • Architecture
    • Ceramics
    • Drawing
    • Design
    • Writing
    • Photography
    • Installation
    • Video

    Regulation

    Application Form

     

    + informação
  • Exibição de “A Ilha do Preto” e “Matança” na Oficinas do Convento

    On: 01/02/2019
    In: Outros Eventos
    Views: 0
     Like

    Exibição dos filmes “A Ilha do Preto” e “Matança” de André Laranjinha na Oficinas do Convento

    4 de Janeiro | 18:30h

    Oficinas do Convento

     

    Ilha do Preto e Matanca A32

    No dia 4 de Janeiro, o realizador André Laranjinha exibe os seus dois filmes “A Ilha do Preto” e “Matança” na Oficinas do Convento, convidando todos os interessados a assistir.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    “A Ilha do Preto”

    A Ilha do Preto 01Sinopse: Fantasia rasante sobre um homem-ilha preto.

     

     

     

     

     

    “Matança”

    Matanca 01Sinopse: A tradição da matança do porco é ainda um importante meio de subsistência para uma parte da população açoriana.
    Originalmente, o ritual da “Matança” durava vários dias e envolvia toda uma comunidade. Hoje em dia, faz-se apenas durante o fim de semana e é sobretudo um evento familiar.
    O filme “Matança”, enquanto nos mostra como se mata e desmancha o animal, também nos indica que o futuro da tradição depende da sua constante adaptação ao presente: os alguidares de barro deram lugar aos de plástico e, em vez de se cantar ao desafio, ouve-se música pop na rádio.
    A avó, sentada no sofá a ver televisão, garante-nos que já se pode dar uma Matança à sua neta que ela faz tudo.

     

    + informação
  • Lançamento da TYRO na Oficinas do Convento

    On: 01/02/2019
    In: Exposições, Outros Eventos
    Views: 0
     Like

    Lançamento da obra “TYRO” na Oficinas do Convento

    19 de Janeiro 2019 | 16h

    Oficinas do Convento

     

    O CADA e a Oficinas do Convento têm o prazer de convidar para o lançamento da obra “TYRO”

     

    “TYRO” é um chatbot de inteligência artificial que tem uma mentalidade exageradamente polarizada apesar da sua natureza multidimensional. Desconcertante, claramente não-humano, conversa por escrito em inglês e está desenhado para ativar um espaço de experiência dentro da matriz homem-máquina.

     

    TYRO_imagem_para_lancamentotyro_postal-2--FINAL-002 + informação
  • Documentário “una piedra en el zapato” na Oficinas do Convento

    On: 12/06/2018
    In: Conversas, Outros Eventos
    Views: 0
     Like

    Apresentação do Documentário “una piedra en el zapato” na Oficinas do Convento

    7 Dezembro| 21:30h

    Oficinas do Convento

     

    cartelNo dia 7 de Dezembro, a Oficinas do Convento recebe a apresentação do documentário “una pedra en el zapato” de Julia Molterer às 21:30h, seguido de uma Conversa com o tema: México- um processo de autonomia feito por uma organização que luta pela defesa dos direitos indígenas e que em 2003 ocupou 300 ha de terra para desenvolver estruturas capazes de satisfazer as necessidades reais das comunidades.

    Sinopse do filme: Oaxaca, México: Na luta pela defesa dos direitos indígenas e os seus territórios,  CODEDI decide ocupar 300ha de terra em 2013 para responder às necessidades dos povos nas comunidades vizinhas.
    Por não querer a intervenção do estado nas suas  comunidades nem a invasão do capitalismo nos seus territórios, sofrem ataques continuamente.
    Desde o amor que têem à vida ganham forças para resistir e avançar no seu processo de autonomia.

    + informação
  • Magusto na Casa Branca

    On: 10/29/2018
    In: Outros Eventos
    Views: 0
     Like

    11 Novembro | A partir das 17h

    Casa Branca

     

    cartazDia 11 de Novembro, a Casa Branca enche-se de cores, sabores e animação para festejar o dia de S. Martinho.
    Vamos poder contar com dois concertos dos artistas Scorpions e Leo Middea, bem como uma Mesa Posta repleta de maravilhas.
    Contamos convosco!

    PROGRAMA:

    17h – Concerto Scorpions

    18h – Mesa Posta-Magusto/Conversa

    Convidamos todos a trazerem castanhas, vinho, doces, algo para grelhar, para partilhar e fazer desta Mesa Posta uma Mesa farta

    20:30h – Concerto Leo Middea

    + informação
  • CV >< PT – Jantar / Concerto Jon Luz / Fados com Inês Villa-Lobos

    11 de julho – Convento de S. Francisco

    20hJantar Cabo Verde/Portugal

    Cachupa >< Caldo Verde e Pasteis de Bacalhau

    Doce de Papaia >< Arroz Doce

    Grogue e Ponche >< Vinho tinto e Aguardente

    Aceitam-se reservas para o comunicacao@oficinasdoconvento.com

    21:00h – Jon Luz

    jonNeste espectáculo, o público terá oportunidade de conhecer melhor a música de Jon Luz cuja originalidade advém justamente da combinação única entre ritmos tradicionais como a morna, a “coladera”, o funaná, o batuque, o “sanjon” e as letras das histórias que conta numa concepção original de arranjos.

    Jon Luz é indubitavelmente um jovem talento há muito descoberto pelo público português e o público internacional da “world music” procura beber a tradição de cabo verde. Um artista que ao explorar a riqueza musical da sua terra, cria uma nova perspectiva para a música actual cabo-verdiana.

    “Farrope d´Poesia” foi o seu primeiro trabalho original e nos últimos anos colaborou com artistas como Sara Tavares, António Zambujo, Cesária Évora, Maria Alice, Tito Paris, Júlio Pereira ou João Afonso.


    In this show, the audience will have the opportunity to get to know better the music from Jon Luz which originality comes from the unique combination between traditional rhythms such as morna, “coladera”, funana, “sanjon” and the lyrics from histories that tell in an original conception of arrangements.

    Jon Luz is, undoubtedly, a young talent found a long time ago by the portuguese audience and, the international audience of the “world music” seeks for the Cape Verde tradition. An artist that by exploring the music wealth of his own land, creates a new perspective for the current Cape Verde music.

    “Farrope d’ Poesia” was his first original work and in the past few years, he worked with artists such as Sara Tavares, António Zambujo, Cesária Évora, Maria Alice, Tito Paris, Júlio Pereira or João Afonso.

     

     22:30h  – Fados com Inês Villa-Lobos

    18814037_2044511329109339_6153720107606616279_n 2

     

    18814037_2044511329109339_6153720107606616279_n 2Com uma voz calma e melodiosa, Inês Villa-Lobos canta embalada pelos trinados da guitarra de António Villa-Lobos e conduzida pela marcação na viola de Hélder Azinheirinha. É assim, que com grande cumplicidade e amizade, criam um ambiente intimista e partilham o fado.


    With a peaceful and melodious voice, Inês Villa-Lobos sings cradled by the warble of the guitar of António Villa-Lobos and driven by the marking of Hélder Azinheirinha’s guitar. It is with great complicity and friendship that they create an intimate environment and share fado.

    + informação
  • Noite de Animação Pré0cupada

    On: 07/11/2018
    In: Cidade Pre0cupada, Outros Eventos
    Views: 0
     Like

    Noite de Animação Pré0cupada

    12 Julho/12th July | 21:30h | Cineteatro Curvo Semedo

    Dando continuidade ao espaço dedicado ao cinema de animação que surgiu no programa de 2017, no dia 12 de julho, a Cidade Pré0cupada acolhe mais uma noite dedicada ao cinema de animação com a iniciativa Noite de Animação Pré0cupada, proposta de Anne Leclercq e de Nuno Cacilhas, com o apoio da Praça Filmes.

    A Noite de Animação Pré0cupada convida realizadores, argumentistas e músicos de cinema de animação a apresentar o seu trabalho, através da apresentação de filmes de curta ou média-metragem.

    Esta iniciativa pretende contribuir para a valorização e estimulação do trabalho realizado em torno do cinema de animação em Montemor-o-Novo.

     

    Filmes:

    HomensPalitosUma Breve História sobre Homens e Palitos de Daniel Medina

     

     

    Sinopse: A efémera relação entre um homem e seu palito de dentes durante a higiene oral.

    sirenashow_background_research03Sirenashow de Yann Goodfaith

     

     

    Sinopse: Um peixe escapa do mar cheio de poluição em busca de uma sirene no meio do deserto…

    4EM-14 Estados da Matéria de Miguel Pires de Matos

     

     

    Sinopse: 4 Estados da Matéria é uma viagem abstracta pelos 4 principais estados da matéria, sólido, líquido, gasoso e plasma, onde ciência, arte e religião se fundem em 4 universos gráficos e sonoros distintos.

     

     Apresentação de Banda Sonora:

    Pianissimo-SCOREPianissimo e Procissão de Carlos Caires

    Sinopse: Procissão e Pianissimo são duas peças para orquestra de sopros que o autor escreveu recentemente. A primeira foi estreada no ano da sua composição (2016) em Ponta Delgada pela Banda Filarmónica Nossa senhora das Neves, e este ano voltou a ser tocada pela Orquestra de Sopros da Universidade de Aveiro. A segunda, para orquestra de sopros, piano e electrónica, foi composta no mesmo período mas acabou por só vir a ser estreada este ano, em maio, pela orquestra de sopros da Escola Superior de Música de Lisboa.Têm em comum, o facto do processo criativo de ambas se entrecruzar com a  produção de música do autor para filme de animação, neste caso para os filmes  Compositio III e 4 Estados da Matéria, ambos realizados por Miguel Pires de Matos.

     

     


    Giving continuity to the space dedicated to animated cinema which arised in the program of 2017, on the 12nd of July, the Cidade Pré0cupada welcome one more night dedicated to animated cinema with the event Noite de Animação Pré0cupada, suggested by Anne Leclercq and Nuno Cacilhas, with the support of Praça Filmes.

    The A Noite de Animação Pré0cupada invites directors, screenwriters and cinema musicians to present their work through the presentation of short and medium films.

    This event aims to contribute to the appreciation and stimulation of the developed work around animated cinema in Montemor-o-Novo.

     

    Films:

    HomensPalitosUma Breve História sobre Homens e Palitos de Daniel Medina

     

     

    Plot: The ephemerous relationship between a man and its toothpick during his oral hygiene.

    sirenashow_background_research03Sirenashow de Yann Goodfaith

     

     

    Plot: A fish escapes from the sea full of pollution to look for a siren in the middle of the desert…

    4EM-14 Estados da Matéria by Miguel Pires de Matos

     

     

    Plot: 4 States of Matter is an abstract journey through the 4 major states of matter, solid, liquid, gaseous and plasma, where science, art, and religion merge into 4 distinct graphic and sound universes

     

    Soundtracks Presentation:

    Pianissimo-SCOREPianissimo e Procissão de Carlos Caires

    Plot: Procissão e Pianissimo are two plays for wind orchestra that the author wrote recently. The first was premiered in its composition year (2016) in Ponta Delgada by the Banda Filarmónica Nossa Senhora das Neves, and this year was played again by the Orquestra de Sopros da Universidade de Aveiro. the second, for wind orchestra, piano and electronic, was created in the same period but ended up being premiered this year in May, by the wind orchestra of Escola Superior de Música de Lisboa. What they have in common is the creative process when they both cross with the author’s music production for animated movies, in this case for Compositio III and 4 Estados da Matéria, both directed by Miguel Pires de Matos.

    + informação
  • “Uma Paisagem Vermelha” de Andrés Jurado

    On: 07/03/2018
    In: Cidade Pre0cupada, Espectáculos, Outros Eventos
    Views: 0
     Like

    “Uma Paisagem Vermelha” de Andrés Jurado

    5 Julho/5th July | 21:30h | Convento da Saudação

    Uma paisagem vermelhaO autor propõe um universo de estímulos e sinais como uma aproximação ao universo cromatológio baseado em certos contos ancestrais de Sci-fi, histórias e cosmologias, por exemplo, a experiência de cor de Kris Kelvin em “Solaris”, a descrição da luz no ritual “Yuriparí”, a luz cor-de-rosa em “V.A.L.I.S.” descrito por Amacaballo Fat. Uma série de contos sobre o a forma como diferentes tipos de corpos sentem o espectro.

    A performance é uma experimentação sinestética com cor e vídeo, considerando o filme como uma matéria viva. Isto acontece enquanto algumas vozes, sons e leituras sussurram para o espaço uma colecção vasta de diversas experiências sinestéticas retiradas a partir de fontes diferentes e aleatórias. Com uma 16mm e um projector de vídeo, é criada a performance – improvisação onde a luz cria diálogos delirantes com os dispositivos e evoca afectivamente as experiências cósmicas da cor.


     

    The author proposes a universe of stimuli & signals as an approximation to the chromatological universe based on some Sci – fi and ancestral tales, stories and cosmologies, e.g. the color experience of Kris Kelvin in “Solaris”, the description of the light in the ritual of “Yuriparí”, the pink light in “V. A. L. I. S.” described by Amacaballo Fat. A series of tales about how the different kinds of bodies feels the spectrum.

    The performance is a synesthetic experimentation with color and film, considering the film as a live matter. This happens while some voices, sounds and readings whisper into the space a wide selection of diverse synesthetic experiences taken from different sources randomly. With 16mm and a video projector it is creates a performance- improvisation in which the light, create a delirious dialogue with the devices and to evoke affectively the cosmic experience of color.

    + informação