Linus Vandewolken feat. Boris Nunes & Desmarques

A Associação Terapêutica do Ruído e a Oficinas do Convento apresentam:

Linus Vandewolken feat. Boris Nunes & Desmarques

20 de Outubro a partir das 00:00 no Music Café

Este será o primeiro concerto da programação descentralizada da Oficinas do Convento. E quem nos abre as portas é o MusicCafé !

Linus Vandewolken é um músico de Niemandaal (Bélgica) que toca um instrumento tradicional da Flandres chamado “hommel”. O exemplar que utiliza foi construído com o seu pai e tem cinco cordas, três de acompanhamento e duas de melodia, sendo que a abordagem pouco ortodoxa de Vandewolken tem sido comparada ao estilo “primitivista” de guitarristas como John Fahey. Após muitos anos a tocar apenas para a sua família, o músico flamenco começou finalmente a actuar em público com 40 anos e prepara-se para lançar pela editora Hôtel Rustique “Het Vlier een Hommels dauwe”, o seu terceiro álbum em cassete. Entretanto já colaborou com a kora do senegalês Boubacar Cissokho, a guitarra portuguesa de Desmarques (que participou em dois temas do seu segundo álbum “Flandra Transgreso”) e o bouzouki eléctrico de Catapulta aka Boris Nunes (com quem tocou ao vivo em Antuérpia depois de o ter iniciado nos segredos do tiro ao arco). Vem a Portugal pela primeira vez para dois concertos com Boris Nunes e Desmarques, feliz por partilhar os sons da sua terra natal com estes dois terapeutas do ruído. (texto ATR)

 

Linus Vandewolken foto1Linus Vandewolken

https://hotelrustique.bandcamp.com/a…/hr1503-hommel-op-aarde
https://hotelrustique.bandcamp.com/…/hr1608-flandra-transgr…
https://nl.wikipedia.org/wiki/Hommel_(muziekinstrument)

 

 

 

 

 

Boris Nunes foto2Boris Nunes

Com um bouzouki eléctrico tenta desconstruir os paralelepípedos que atravessam os céus noturnos! Ilhas de fogo, melodias de vulcões. 3 cordas duplas que cospem histórias de fantasmas e de noites perdidas!

https://soundcloud.com/borismartinsnunes

 

 

 

 

Desmarques by Pat LugoDesmarques é o pseudónimo do terapeuta do ruído João Marques, guitarrista dos infames dUASsEMIcOLCHEIASiNVERTIDAS (e guitarrista/baixista dos hibernados Lemur e de muitas outras fantasias musicais) e membro activo da hiperactiva Associação Terapêutica do Ruído (e da não menos activa Zaratan e de tantas outras aventuras colectivas). Apesar de não se considerar estritamente um músico, tem dedicado grande parte do seu tempo e suor à música, com especial incidência em instrumentos de cordas e lâminas de barbear.