Workshop Ambiente Flutuante

AMBIENTE FLUTUANTE – Ana Cardoso

29 de Maio | 19 de Junho 2021

Post_INSTA_1ºWORKSHOP (1)Pensamos o legado conceptual de Sol LeWitt enquanto exploramos a relação entre pictórico e virtual através da composição de uma pintura sobre cerâmica. O azulejo é em si um módulo, ou um pixel, e um painel de azulejos forma uma imagem mutável, passível de ser reconfigurada indefinidamente.

Neste workshop, vamos definir um conjunto de parâmetros, um alfabeto de gestos e sensações para criar uma obra colaborativa: um painel de azulejos pintados à mão a partir da reinterpretação de Wall Drawing #122 (1972) – um desenho com instruções de Sol LeWitt. As instruções propõem a execução de um desenho (sobre a totalidade duma parede, de escala arquitectónica), e apresentam pares de quatro tipos de linhas — rectas, onduladas, arqueadas e tracejadas — que se cruzam a partir dos cantos ou lados dos quadrados que ocupam em todas as 190 possíveis combinações dentro de uma grelha regular.

Num encontro preliminar e online, Ana Cardoso faz uma introdução à sua Obra e à de LeWitt e propõe alguns exercícios, reflexões e leituras aos participantes. Na sessão presencial aplicam-se as ideias e executa-se a pintura sobre azulejo.

AMBIENTE FLUTUANTE será concluído com a instalação da peça colaborativa num espaço público da cidade de Montemor-o-Novo.

AMBIENTE FLUTUANTE acontece em duas sessões:

29 de Maio (online) 14h-16h

19 de Junho nas Oficinas da Cerâmica e da Terra, em Montemor-o-Novo, 9h30 – 16h (almoço 13h-14h)

Lotação: 9 pessoas

Almoço vegetariano incluído

65€ (-10% estudantes, desempregad@s e reformad@s)

+INFO/INSCRIÇÕES

Comments are closed.