Workshop NO BORDO DA LENTE – Centro Mutável

NO BORDO DA LENTE – Armanda Duarte

16 de Outubro 2021

nobordodalenteA ideia de microscópico, embora não dissociada da sua matriz científica, é aqui entendida como um movimento ínfimo, sujeito a gestos como abrirdestaparesburacarcavar, ou outros. Trata-se de uma abordagem de desenho – nas suas múltiplas expressões – em que uma ideia vinda do interior do corpo sofrerá novas e progressivas fases de transformação e aprofundamento.

Um primeiro momento dá-se no interior de uma antiga cisterna na encosta do castelo.

Aos participantes, é-lhes dito, previamente, para trazerem uma ideia de pequenas dimensões. Durante o encontro, essa ideia deverá encontrar, numa prega de sombra, numa concavidade da pele ou no vestuário, um lugar que a guarde. Neste movimento de transmutação, a ideia corporiza-se, tornando-se ideia coisa e tomando expressão (materialidade, configuração e medida), adequada ao lugar no corpo que a aloja.

Um segundo momento acontece ao longo da descida do monte encimado pelas ruínas do castelo. Aí, a ideia guardada e transportada encontra uma outra morada: é introduzida no interior da terra, por baixo da pedra, entre as folhas, no interior da árvore, na toca da formiga, no estômago do gafanhoto, no vento ou no corpo de outro participante…

Sofrerá, tal como no primeiro momento, uma adequação ao novo lugar.

Finalmente, num terceiro momento, um novo desenho – representação (síntese sensível) das sucessivas transmutações da ideia original – será preparado e apresentado na exposição colectiva.

Locais: Castelo de Montemor-o-Novo e Telheiro da Encosta do Castelo

Horário: 10h-18h

Lotação: 12 pessoas

Almoço vegetariano incluído

65€ (-10% estudantes, desempregad@s e reformad@s)

+INFO/INSCRIÇÕES

 

Comments are closed.