Workshop OLHO NO DEDO – Centro Mutável

OLHO NO DEDO – Inês Teles

4 e 5 de Setembro 2021

 

olhonodedoPara “colapsar a distância que separa o observador do local de experiência óptica”1, realizamos neste workshop um conjunto de experiências que procuram incluir o movimento, a mão e o olho na criação de um objecto artístico.

Após uma visita ao rio Almansor, usaremos a referência da água como superfície refletora, instável e amorfa que, tal como uma lente, distorce a realidade e permite criar instrumentos mediadores da experiência visual. Durante as duas sessões, teremos acesso a objectos de vidro, formas côncavas e assimétricas que funcionarão como contentores de água. Estas formas serão usadas para construir dispositivos de captação de imagem, recorrendo também a outros materiais, como pigmentos naturais (coloração da água), tilose (densidade líquida), objetos/estruturas  (inclinação, derrame e equilíbrio/contenção da água).

Os exercícios práticos focam-se na observação e procura de imagens que permitem criar e experimentar outros processos criativos – desenhos, aguarelas, papel marmorizado, vídeos, performance, fotografia, land art, etc.

Referência Bibliográfica:

1 – Jonathan Crary, Técnicas do Observador, tradução Nuno Quintas, Edição Orpheu Negro, 2017, p. 216.

Locais: Rio Almansor e Oficinas da Cerâmica e da Terra 

Horário: 10h-18h (2 dias)

Lotação: 12 pessoas

Almoço vegetariano incluído

90€ (-10% estudantes, desempregad@s e reformad@s)

+INFO/INSCRIÇÕES

Comments are closed.