Workshop Silêncio e Horizonte Acústico

SILÊNCIO E HORIZONTE ACÚSTICO – Ricardo Jacinto

7 a 11 de Junho 2021

Post_INSTA_2ºWORKSHOPSendo o horizonte acústico definido pela “maior distância, em cada direção, até à qual os sons podem ser ouvidos”, podemos sugerir que só além desse limite perceptivo existe silêncio, e que este é imaginado. O silêncio torna-se assim um exercício de especulação e apresenta-se como o horizonte do som. Como podemos explorar criativamente este horizonte?

SILÊNCIO E HORIZONTE ACÚSTICO é dividido em três momentos e em vários espaços da cidade:

– o primeiro compreende o contacto e discussão do conceito de Horizonte Acústico acompanhado por exercícios de escuta e gravações sonoras que conduzem os participantes a experimentar e materializar esta noção associando-a a lugares e situações específicas.

– o segundo momento centra-se na exploração de objectos cerâmicos como corpos ressonantes, através da utilização de tecnologias de emissão e captação sonora de contacto (transdutores e microfones) numa articulação destes objectos com as gravações de campo recolhidas no primeiro momento.

– no terceiro momento, cada participante será convidado a pensar criativamente a relação entre um corpo cerâmico vibratório-sonoro e o espaço envolvente, formalizando-se uma instalação dos objectos e performance colectiva que será apresentada a 6 de Novembro de 2021 (Oficinas do Convento, Montemor-o-Novo) e em Março de 2022 (Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa).

É um workshop de 5 dias consecutivos e convida ao envolvimento no processo colectivo de pesquisa com o artista.

Local: Oficinas do Convento

Horário: 10h-18h (5 dias)

Lotação: 6 pessoas

Almoço vegetariano incluído nos 5 dias

Sugestões de Alojamento

180€ (-10% estudantes, desempregad@s e reformad@s)

+INFO/INSCRIÇÕES

Comments are closed.