Tradição >< Contemporâneo – Concurso Residências Artísticas

Tradição >< Contemporâneo

Programa de residências artísticas para criadores da Região

– Alentejo –

Artes plásticas: Cerâmica, Terra e/ou novos media

 

cartaz-residencias-locais

 

Enquadrado pelo programa quadrienal Técnica, Artes e Lugares, A Oficinas do Convento abre em 2018 possibilidade de novas relações potenciando-as através de uma bolsa anual para a produção artística regional.

Através deste concurso anual, a OC com os seus recursos técnicos permitirá o desenvolvimento de um projeto em residência artística dirigido a jovens criadores residentes no Alentejo.

Pretende-se potenciar a aproximação entre a comunidade jovem artística e a OC, disponibilizando recursos e aprendizagens como forma de desenvolvimento do seu trabalho.

Em 2018 a OC lança pela primeira vez o concurso tendo como tema a Tradição e Contemporâneo.

Pretende-se desafiar, artistas, designers e arquitetos, para a criação de obras que contribuam para um processo continuado de reinterpretação, cruzamento e inovação de técnicas.

Dar-se-á relevância a propostas a desenvolver em regime de Residência que tenham preferencialmente referências à região, património histórico e natural, cultura local e recursos e que contemplem modos de produção tradicional bem como “novos media”, refletindo a sua atualização na metodologia e na forma.

 

 

 

 

 

 

Objectivos

 

Potenciar a criação de jovens artistas regionais, através de um processo formal que lhes permite beneficiar dos recursos locais.

Estreitar relações com a comunidade artística jovem regional;

Promover a criação artística e produção de projetos inovadores revitalizando as técnicas tradicionais e artesanais;

Apoiar criadores emergentes da nossa região;

Potenciar a interação entre a produção artística e a comunidade local, contribuindo para a promoção dos recursos naturais, culturais e económicos da região;

Contribuir para o desenvolvimento de processos participativos promovendo o envolvimento da população;

Aproximar os cidadãos das práticas artísticas contemporâneas. Valorizar a cultura local promovendo o desenvolvimento sócio cultural e a criação de objetos com valor poético.

 

Regulamento

Ficha de Inscricao

 

Comments are closed.