Residência Dança de Materiais Inertes

Residência Artística Danças de Materiais Inertes

De 19 a 22 de Abril, Simão Costa e Marta Cerqueira vão estar em residência da Oficinas do Convento a desenvolver o seu projecto “Dança de Materiais Inertes”.

_MG_5743Dança de Materiais Inertes é uma colecção de peças que tem início em 2016.
#1 Vento | #2 Placas Tetónicas | #3 MOVEDIÇO | #4 Ar
Tem como premissa geral compor roteiros de movimentos que compõem uma dança, usando o som como precursor, ou seja som que percute e gera movimento.
Nasce da vontade de contemplar. De observar a realidade como se de um espetáculo se tratasse. Olhar para as coisas inertes e ver nelas vida, sempre que há nelas movimento. Reflete poeticamente sobre a influencia mecânica do homem e suas máquinas sobre o planeta. Deste modo é sobre a poeira, o cosmos, o mar, o vento, o plástico, sobre todas as partículas micro e macro.

Dança de Materiais Inertes é uma criação de Marta Cerqueira e Simão Costa.
Um olhar coreográfico, cinético e musical sobre coisas inertes.
Marta Cerqueira e Simão Costa são presenças assíduas nos palcos nacionais e internacionais como interpretes e criadores/ co-criadores, tanto a solo e em nome próprio como em colaboração com outros artistas.
Bailarina e pianista, ambos com formação de base clássica, partilham também um percurso caracterizado por múltiplas colaborações com outros criadores, juntando nas suas carreiras experiências de interpretação e/ou criação nas quais se incluem interações com outras áreas como o cinema, artes visuais, teatro, novo circo, arquitetura.
O trabalho desta dupla explora uma transdisciplinaridade profícua e uma certa dose de
obsessão pelo rigor e detalhe.
Deste modo “Dança de Materiais Inertes” explora as fronteiras do trabalho com o som e com o movimento. Investiga as dimensões em que o Som é Movimento e o Movimento é Som, criando danças em que os “bailarinos” por vezes são inertes e em que o seu ânimo e o movimento causado pelo som de altifalantes e pelo impacto destes no corpo.

Comments are closed.