Oficina de criação de sequenciadores

Oficina de criação de sequenciadores

14 e 15 de Março 2020

Das 10h às 14h e das 15:30h às 20h

Oficinas do Convento

cartaz-workshopmateoFormador: Mateo Mena

Inscrições: 55€

Mais informações e inscrições para: comunicacao@oficinasdoconvento.com

 

Sessão I: Introdução / Sequenciadores: do protótipo ao instrumento

Durante a primeira sessão, faremos uma rápida introdução aos principais componentes eletrónicos usados neste circuito. Analisaremos, esquematicamente, quais são as funções de cada um dos blocos, o que tornará a energia da pilha num glorioso desfile de ondas quadradas. Realizaremos um primeiro teste de placa de protótipos para nos familiarizarmos com a eletrónica sonora e, antes de mancharmos as nossas mãos, veremos em detalhes quais são as etapas e equipamentos necessários para projetar os nossos próprios instrumentos em casa.

 

Sessão II: Corta a placa! Mergulha em ácido!

Nesta sessão, aprenderemos as técnicas básicas para criar placas de circuito artesanais do zero. A partir de um projeto original, transferiremos esses diagramas para uma placa de cobre por meio de calor. Em seguida, as placas são submersas no cloreto férrico numa reação portentosa que precipita o cobre na solução, deixando o circuito pronto para a soldagem. Alguns buracos aqui e ali e aquecemos os soldadores.

NOTA: Para esta sessão, cada aluno deve levar seu próprio ferro de passar a roupa, um recipiente de plástico e luvas de látex.

 

Sessão III: “Adoro o cheiro de napalm pela manha?”

Vapores de estanho inundam a sala … Um ataque químico iraniano? Nããão, apenas um punhado de amantes da eletrónica soldando ao ritmo de Daphne Oram. Começamos a trabalhar e a soldar

um por um cada componente, explicando como valores diferentes variariam o circuito e o resultado do som. E assim, entre risos e tosse, passa a manhã?!

NOTA: Para esta sessão, cada aluno deve trazer seu próprio ferro de soldar (tipo lápis) e uma máscara

 

Sessão IV: Montagem final dos instrumentos / Modificações e conclusões / Amostra sonora

Últimas horas! Com os soldadores que ainda fumam, projetamos individualmente cada uma das caixas e as perfuramos de acordo com o nosso gosto e critério, para acomodar os sequenciadores. Foi um prazer trabalhar com vocês. Um futuro brilhante espera por vocês atrás dessa porta. Mas espera! Não aceites esse gig ainda… Antes de vermos do que vossas novas máquinas são capazes…

Comments are closed.