Salgueirinha

Concerto Salgueirinha

11/set | 21h

Convento de S. Francisco

*É obrigatório fazer reserva para esta actividade em: retomamultidisciplinar.pt Esta reserva inclui 2 actividades (Concerto Salgueirinha + Concerto Marco Santos)

*Obrigatório o uso de máscara

salgueirinhaSalgueirinha é um projecto de música exploratória que gostaríamos de dar a conhecer.

Neste projecto é explorado  o património  imaterial  português com  influências que  vão desde a folk, jazz e a improvisação com uma vertente experimental e com uso da electrónica.

 

Miguel Moreira: composição, guitarra eléctrica de 6 e 12 cordas

Miguel Moreira guitarrista e compositor residente no Porto, é um dos mais requisitados músicos da comunidade musical do Porto integrando projectos de autor como a Orquestra de Jazz de Matosinhos, José Pedro Coelho Quinteto, Mário Santos, Chris Cheek, Remix Ensemble (sob direcção de Peter Rundel), Drumming, Gileno Santana, João Mortágua, Salgueirinha, Companhia Paulo Ribeiro, Maria Rita, Sérgio Godinho, Manuela Azevedo, entre outros.

Em sexteto gravou “Câmbio”, o seu primeiro trabalho discográfico como líder e compositor. Um repertório de originais que estreou na Casa da Música no âmbito do Ciclo Novos Valores do Jazz e recentemente editado pelo carimbo Porta-Jazz. Este projecto tem sido acolhido por alguns dos melhores festivais e salas do país como Festa do Jazz (S. Luiz) 2014, Teatro Viriato, Teatro Municipal da Guarda, Festival Porta Jazz entre outros.

 

Filipa Santos: composição, saxofone alto, flautas,  voz

Multinstrumentista e compositora, fundou os Mandrágora e Salgueirinha e integrou projectos ligados à música tradicional e também à música improvisada, tocou com músicos como Jacky Molard, Guillaume Le Guern, Carlos Malta, Orquestra de Percussão Tradicional Portuguesa Casa da Música,  entre outros. Tocou em festivais como o FMM Sines, Med Loulé, Maré de Agosto, Folk Plasencia (ES), Ethnoambient (CRT), Reseau Européen des Musiques Traditionnelles (FR), Raízes do Atlântico, 1º Festival de Música Tradicional da Casa da Musica, Festa do Avante, Festival Intercéltico de Sendim,  Porto 2001 CEC, Manobras no Porto  entre outros.

Em 2006 ganhou o prémio Carlos Paredes pelo disco “Mandrágora” para o melhor álbum de música instrumental não erudita ex-aequo com “Ascent” do Bernardo Sassetti.

Número máximo de participantes 50 pessoas.

Facebook

Youtube

Instagram

Bandcamp

Comments are closed.