Bonecos & Campaniça

Concerto/Teatro Bonecos & Campaniça

19/set | 18h

Convento de S. Francisco

*É obrigatório fazer reserva para esta actividade em: retomamultidisciplinar.pt  – Esta reserva inclui 2 actividades (Concerto Bonecos & Campaniça + Dj set Ritmos Cholulteka)

*Obrigatório o uso de máscara

BonecoscampanicaO marionetista Manuel Costa Dias e o músico António Bexiga dão vida a duas mãos cheias de bonecos e contam as suas histórias. Histórias sem palavras, ao som da viola Campaniça.

Manuel Dias é marionetista, construtor e investigador de formas animadas há mais de 30 anos. A sua vida mistura-se com as marionetas que cria e recria de forma tão peculiar, única, honesta e intensa. Manuel tem viajado por todo o mundo com os seus bonecos e já conta com vários prémios internacionais.

António Bexiga é músico, compositor e intérprete do Alentejo. Aborda as tradições culturais locais como alguém que está sempre “com saudades do futuro”. A sua paixão pela Viola Campanica, viola tradicional do Alentejo, levou-o a explorar o instrumento em vários contextos musicais, como o folk, o rock, fusão e música experimental, e em ambientes artísticos – teatro, performance, dança contem porânea, cinema e concertos-gastronómicos.

Juntos, Manuel Dias e António Bexiga, contam histórias sem palavras, de bonecos que podíamos ser nós – as histórias dosbonecos são muito parecidas com as nossas, também eles caminham numa linha frágil entre o forte e o fraco, o amor e a saudade, a ironia e o quotidiano.

Por vezes os bonecos dialogam com a viola, outras faz-lhes ela a banda sonora. Outras ainda, parece que se confundem e não se sabe bem quem é quem.

* Bonecos significa marionetas, mas também pode significar um boneco de brincar. Campaniça é uma guitarra portuguesa com 5 ou 6 cordas de aço duplo, típico das áreas rurais do sul de Portugal.

Número máximo de participantes: 50 pessoas.

Comments are closed.