*É obrigatório fazer reserva para esta actividade em: retomamultidisciplinar.pt – Esta reserva inclui 2 actividades (Concerto Couple Coffee + Concerto Yoka Kongo)
*Obrigatório o uso de máscara
A banda YOKA KONGO (que em lingala quer dizer “Ouca o Kongo”) é formada por investigadores, músicos e artistas (visuais, sonoros/performativos) cujo interesse em comum é África Central e mais especificamente o povo bacongo e sua presença na diáspora.
Assim, imigrantes-artistas da R.D.C. (Congo) e Angola – mas também de Portugal e outros espaços cuja influência bacongo seja latente – residentes em Lisboa, fazem parte deste “diálogo híbrido”.
Um dos interesses do colectivo centra-se na forma como os circuitos culturais são integrados no pensamento sobre as cidades/espaços públicos e no desenvolvimento das suas estratégias. Outros interesses dizem respeito ao papel das imigrações centro africanas e sua produção artístico-cultural em Lisboa.
Refazendo sons tradicionais pensando na contemporaneidade do Congo/Angola e suas heranças pela diáspora americana (Brasil e Cuba) juntaram-se artistas de outras origens para além dos bacongos, o que torna esta banda singular, com pesquisas musicais neste tripé Cuba, Brasil e Portugal, passeando por sons locais.
Com repertório próprio mas também fazendo uma re-leitura de produções colectivas, de domínio popular, ou então interpretando alguns temas incontornáveis, YOKA KONGO apresenta um repertório de musicalidades centro-africanas e sua importância na formação musical actual na Europa.
Número máximo de participantes: 50 pessoas.
© 2023 OFICINAS DO CONVENTO | Associação Cultural de Arte e Comunicação