Três Realizadoras Portuguesas

Cinema Três Realizadoras Portuguesas

16/set | 21h

Convento de S. Francisco

*É obrigatório fazer reserva para esta actividade em: retomamultidisciplinar.pt

*Obrigatório o uso de máscara

cinemaDepois de terem sido apresentadas em festivais como Veneza, Roterdão e Cannes, as mais recentes curtas-metragens das realizadoras  Sofia Bost ,  Mariana Gaivão  e  Leonor Teles  chegam às salas de cinema portuguesas no dia 9 de julho.
Dia de Festa ,  Ruby  e  Cães que Ladram aos Pássaros  revelam três visões no feminino sobre o futuro e a juventude e representam o que melhor se faz no cinema português contemporâneo. Esta é uma oportunidade para que público português possa conhecer três filmes que já viajaram pelo mundo e que agora estreiam juntos em Portugal.

Actividade promovida pelo Cine Clube & Filmoteca de Montemor-o-Novo

Número máximo de participantes: 50 pessoas.

image

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

image(1)

DIA DE FESTA

de Sofia Bost

2019 / 17 min.

Mena vive sozinha com a filha, Clara, que faz hoje 7 anos. Enquanto lhe prepara uma festa de aniversário, tarefa que executa com dificuldades financeiras e a contragosto, Mena recebe um telefonema da mãe que a deixa perturbada.

“Instantâneo atento e inteligente.”

“Impõe Sofia Bost como cineasta a seguir.”

Jorge Mourinha, PÚBLICO

 

 

 

 

 

 

 

image(2)RUBY

de Mariana Gaivão

2019 / 25 min.

O canto da madrugada desce a montanha queimada, ecoando no xisto de uma aldeia portuguesa. Ruby desperta e ergue-se na meia luz. No exterior, o seu cão Frankie fugiu. Filha de dois mundos, aquele que os pais ingleses deixaram para trás e a terra portuguesa que a viu crescer mas que ainda lhe chama estrangeira, Ruby move-se entre as fronteiras de ambos, sem pertencer a nenhum. A sua melhor amiga, Millie, irá regressar a Inglaterra, e o fim da infância de ambas encontra-se com o fim de um dia quente de Verão.

“Uma lufada de ar fresco no registo do coming of age.”

“Mariana Gaivão vai ser cineasta de culto.”

Rui Pedro Tendinha, ANTENA 3

 

 

 

 

 

 

 

image(3)CÃES QUE LADRAM AOS PÁSSAROS

de Leonor Teles

2019 / 21 min.

As aulas terminaram e sente-se uma azáfama no ar. Os turistas enchem as ruas e os cafés do Porto. O velho e decadente é agora vendido como ponto alto da gentrificação. Vicente pedala pela cidade montado na sua Órbita azul e observa a transformação urbana a cada dia que passa. O Porto já não é o mesmo e ele também não. Entre família e amigos, Vicente vive com expectativa os primeiros dias de férias, que trazem a promessa de mudança e a incerteza de uma vida nova.

“Cinema que emociona e denuncia.”

“Leonor Teles encontrou um equilíbrio cinematográfico perfeito entre o afectivo e o político.”

Leticia Mendes, CINEMA 7.ª ARTE

Comments are closed.