Exposição Adobelo

Exposição Adobelo: Residências Artísticas Tijolo 2020

18 e 19 de Dezembro 2020 | Dia 18: das 17h às 21h; Dia 19: das 11h às 15h

Sala do Capítulo, Oficinas do Convento

Montemor-o-Novo

poster adobelo_mejoradoO projecto Adobelo tem como objectivo usar o artesanato tradicional e métodos simples para reinterpretar a construção local tradicional como forma de promover os tijolos de terra crus (tijolos adobe) enquanto material de construção moderno, bonito e sustentável. Ao modificar diferentes parâmetros relacionados com o molde/forma, o objectivo é criar tijolos de terra crus não comuns que promovem novas possibilidades do ponto de vista técnico, mecânico e estético.
A decisão de trabalhar apenas com tijolos de terra crus é consciente devido às suas propriedades sustentáveis: é um material local biodegradável, poupa energia, reduz a poluição ambiental, é tecnologicamente transferível, permite flexibilidade na escala, etc.
A exposição procura mostrar diferentes padrões que testam os tijolos recém produzidos como forma de investigar novas opções que vão para além da parede de tijolo comum chata ortogonal. No final do dia, a terra pode sempre voltar à terra e a instalação final vai mostrar isso.
**Uso de máscara obrigatório**

 

Comments are closed.