“Matérias Coordenadas”
MAGMA

O duo MAGMA – Magalie Rastello & Marcelo Valente – consagrou-se um dos vencedores do Concurso de Residências Artísticas Tradição><Contemporâneo 2022, e vai desenvolver o seu projecto “Matérias Coordenadas” na Oficinas do Convento.

O projeto “Matérias Coordenadas” consiste na construção uma impressora 3D cerâmica rudimentar e low-tech, que funciona 100% a energia muscular e pode ser manejada por várias mãos.

Os artistas vão criar uma pasta composta de barro misturado com matérias orgânicas locais para, em seguida, imprimir objetos singulares e efémeros no exterior, em torno do lugar da residência de forma coletiva e participativa.

Uma vez imprimidos os objetos, os artistas vão deixar o barro meio cozido ou meio cru, seco pelo fogo, pelo
sol ou pelo vento. A residência estará centrada no processo e não nos objetos em si. As questões que o duo focaliza são, não só a temporalidade dos objetos feitos de barro, mas a pertinência hoje em dia de produzir objetos que não durem muito tempo. É como fazer um castelo de areia na praia e saber que a maré vai subir. Lembra-nos o ritmo natural das coisas e que nada se perde, tudo se transforma.

O que interessa aos artistas, com este projeto, é desenvolver a fabricação de objetos sazonais, como o ninho do pássaro, na empatia com o meio vivo envolvente, adaptando a energia certa e necessária para fabricar um objeto ou arquitetura com uma duração limitada de maneira
coletiva.

Para isso vão construir então uma ferramenta : uma impressora 3D cerâmica rudimentar feita de peças de madeira e de barro cozido. A intenção é apropriar-se de uma impressora 3D de cerâmica e transformá-la numa escala humana, manual, física, participativa e imprevisível.

 

  • Cerâmica
  • ·
  • Residências

NOV 2022