Vermelho Azul na BREVE MENTE

“Vermelho Azul” de Pedro Sequeira na Galeria de Rua BREVE MENTE

20 Maio 2022 | BREVE MENTE

5-webVermelho Azul versa sobre a antiga zona de exploração mineira da vila de São Domingos, na região do baixo Alentejo, tendo sido apresentada como projecto final de mestrado de Arquitectura na Universidade de Lisboa.

Após o encerramento da actividade mineira na zona de São Domingos, todas as feridas que a indústria marcou no território tornaram-se ainda mais evidentes, uma vez que já nenhum proveito as justificava. Parte da população saiu, e as águas ácidas continuam a correr sobre uma paisagem bela e terrível, até desaguar na ribeira do Guadiana.

Este trabalho procurou contribuir para a revitalização tanto das formas de vida locais, como da envolvente ambiental. De que forma pode uma antiga zona mineira, abandonada e degradada, promover o contacto entre pólos urbanos distintos e revitalizar uma comunidade em decadência?

 

Bio:

Pedro Sequeira (Lisboa, 1993) é formado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e pela Taskisla da Universidade Técnica de Istambul. Vive e trabalha em Montemor-o-Novo, tendo colaborado com ateliers de arquitectura e ONGs locais. Interessa-se sobretudo por formas mais responsáveis de pensar e construir, o que o aproxima de materiais e técnicas de menor impacto ambiental, como a terra e as fibras, e da arquitectura vernacular de cada sítio. Divide a sua actividade profissional entre o projecto e a própria construção, tendo vindo a pesquisar o saber fazer de arcos, abóbadas e esgrafitos.

Comments are closed.