“SEEDS – means for a sustainable art practice” é um projeto que combina dois principais campos de ação – Arte e Sustentabilidade. O objetivo principal é juntar artistas que vão participar em residências artísticas onde o foco principal será a partilha de conhecimento e aquisição de competências para a criação de materiais artísticos e ferramentas desenvolvidos através de técnicas e metodologias sustentáveis.
Este projeto vai acolher 12 participantes, escolhidos pelas organizações parceiras, assegurando que diversas nacionalidades, géneros e etnicidades estarão representadas. Estas residências artísticas vão promover diferentes workshops e sessões de mentoria com formadores e facilitadores, que vão partilhar como praticar arte sustentável com técnicas que podem ser usadas no desenho, pintura, impressão, e escultura, usando apenas materiais amigos do ambiente e que não criem desperdício. A estes worskhops serão seguidos períodos de produção livre, onde os artistas vão experimentar desenvolver os seus projetos usando as competências recém-adquiridas. Durante o projeto, os artistas vão ter a oportunidade de partilhar o seu trabalho e o seu progresso artístico em exposições e apresentações. De forma a criar mais consciencialização sobre os problemas ambientais não apenas entre os participantes, mas também entre as comunidades onde as atividades têm lugar, e para chegar a uma maior audiência, os artistas vão participar em atividades e eventos que os desafiem a partilhar e disseminar o conhecimento na prática da arte sustentável. Isto inclui a conceção de diferentes formatos do resultado digital, e a participação em residências que deem prioridade ao envolvimento com a comunidade, para gerar um ambiente de partilha de experiências e mudanças potenciais.
Objetivos
O SEEDS tem como propósito apoiar artistas jovens e emergentes; criar um aumento de sensibilização sobre os desafios ambientais e alterações climáticas aos jovens artistas e empoderá-los a adotar práticas mais “verdes” , ao mesmo tempo que promove uma cidadania ativa através da aprendizagem ativa. Uma grande mudança tem de ocorrer e a solução deve ser local, em pequena escala, trazida por cidadãos ativos e Organizações não governamentais, e envolver grupos específicos, especialmente jovens, no processo.
Com o descrito em mente, o consórcio une aptidões, motivação e conhecimentos para desenvolver ações drásticas, em colaboração com os artistas participantes para criar algo que ajude a expôr grupos específicos a enfrentar os problemas ambientais.
Objetivo 1: Implementar modelos orientados para soluções holísticas, usando metodologias como a Permacultura e a educação informal para abordar a sustentabilidade no mundo da arte.
Objetivo 2: Desenvolver conhecimentos e competências usando ferramentas e materiais sustentáveis.
Objetivo 3: Desenvolvimento de diferentes resultados (digital, exposições, publicações, websites) que servem como meio para desenvolver e partilhar conhecimento e competências usando ferramentas e materiais sustentáveis.
Quem se pode candidatar?
Jovens artistas visuais (18>30 anos), formados ou no início das suas carreiras, de Portugal, Espanha e Grécia, com muita motivação para discutir, experimentar e aprender mais sobre possíveis alternativas para uma prática da arte mais sustentável.
Embora encorajemos candidaturas de todas as áreas da arte visual, é favor considerar que os workshops vão dar prioridade ao desenho, pintura, escultura, instalação e cerâmica.
Duos também estão convidados a submeter uma candidatura.
Espera-se que os artistas:
Como candidatar?
As candidaturas devem ser submetidas aqui: https://projectseeds.eu/
O que está incluído?
*Para assegurar que não existem cancelamentos de última hora, os voos são adquiridos pelos participantes e reembolsados no destino ao apresentarem os seus cartões de embarque e prova de compra.
O que não está incluído?
Prazos
Período de candidatura: De 10 de Abril até 16 de Junho 2023, 23:59 CTZ
Entrevistas aos artistas pré-selecionados: 17 a 27 de Junho 2023
Resultados finais: Entre 3 e 7 de Julho 2023
Atividades e Cronologia
FASE I – Residências Artísticas e exposições Locais
Quando e onde?
1 a 28 de Setembro 2023 na Quinta das Relvas (Albergaria-a-Velha, Portugal)
1 a 28 de Outubro 2023 na Oficinas do Convento (Montemor-o-Novo, Portugal)
O que?
Ao longo de dois meses, os participantes são convidados a investigar e desenvolver materiais e técnicas artísticas para uma prática da arte mais sustentável no enquadramento da residência artística.
Este período vai ser dividido em duas residências independentes: a primeira terá lugar na Quinta das Relvas (Albergaria-a-Velha, Portugal), e vai ter como foco técnicas/matriais de desenho e pintura; a segunda terá lugar na Oficinas do Convento (Montemor-o-Novo, Portugal) com foco em técnicas/materiais de escultura e cerâmica.
Na Quinta das Relvas, o projeto começa com sessões teóricas para abrir discussão no que toca aos problemas a serem considerados. Estas sessões, presenciais e online, vão contar com convidados especiais e oradores-chave. Depois disso, a primeira semana será composta por workshops e visitas de estudo. As três semanas seguintes, vão ser de experimentação e produção individual, enriquecidas pelas visitas de estudo e que vão culminar numa exposição local no Cineteatro Alba.
A segunda residência artística vai permitir aos participantes a continuidade da sua investigação artística através de outros meios, agora a um nível 3D. Conhecida pela sua experiência vasta no que toca a materiais relacionados com a terra, a Oficinas do Convento vai promover vários workshops focados nessas técnicas. No final da residência, os resultados vão ser expostos na sua sede (um convento antigo no centro da cidade de Montemor-o-Novo).
FASE II – Atividades que envolvam a comunidade e disseminação do projeto.
Quando e onde?
29 de Fevereiro a 6 de Março 2024 no Chorus (Eleusis, Grécia)
7 a 18 de Março 2024 na Rural Contemporànea (Monfero, Espanha)
Durante este período, artistas e Organizações não governamentais vão viajar para a Grécia e Espanha para criar ações conduzidas para a comunidade com o conhecimento adquirido, workshops, conferências e exposições. Neste período vão também ser concluídos os materiais relacionados com os principais resultados digitais e partilhar pelos canais de comunicação (canais oficiais e parceiros).
FASE III – Exposição final e outros resultados de disseminação
Quando e onde?
Maio 2024 – Lisboa, Portugal
Em Maio 2024, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, vão ser recolhidos e apresentados todos os resultados do projeto numa exposição final*.
Os resultados esperados são:
*Esta será a sessão final onde os participantes não estão obrigados a estar presentes. Ainda assim, a participação online será encorajada.
Contactos
Para mais informação, por favor contata: info@projectseeds.eu
Outras informações úteis
Mais sobre Quinta das Relvas at: www.quintadasrelvas.pt
Mais sobre Oficinas do Convento at: www.oficinasdoconvento.com
Mais sobre Rural Contemporánea at: www.ruralc.com
Mais sobre Chorus at: www.chorus.org.gr
Para uma comparação do custo de vida, por favor visita www.numbeo.com/cost-of-living/comparison.jps ;
Para mais informação sobre o tempo visita climate-data.org.
© 2023 OFICINAS DO CONVENTO | Associação Cultural de Arte e Comunicação