Workshop Open Sound Lab – Art + Sound + Tech
1 de Julho | 15h
Escola Primária, Casa Branca
A partir das técnicas e pesquisas usadas no disco piano solo “Beat With Out Byte” do pianista e artista transdisciplinar Simão Costa e mobilizados pelo desejo de implementação soluções de amplificação de sinal audio em autonomia energética, que estarão em destaque no seu novo projeto “GRAVE”, este lab leva-nos ao mundo da amplificação audio com recurso a baterias lítio e painéis solares para o seu recarregamento. À entrada do sinal audio teremos rasperry pi a correr pure data, sinal de linha de fontes conhecidas e desconhecidas, e sinais bluetooth. À do sinal audio amplificado teremos altifalantes, transdutores, indutores e motores.
Biografia
Simão Costa (n.1979 Lisboa) pianista, compositor e artista transdisciplinar. O SOM é o objeto principal da sua pesquisa trabalhando várias possibilidades e dimensões desse fenómeno, nomeadamente a sua dimensão musical, fenomenológica, perceptiva, visual, cultural, etc. explorando o potencial acústico, cinético e mecânico encarando o fenómeno sonoro como material plástico, tangível e físico.
Desenvolve desde 2004 o seu percurso autoral (composição, improvisação, código, exposições/ instalações, circuit bending, sonorização de dados) a solo e em colaboração com outros músicos, artistas visuais, performers, actores/ encenadores, bailarinos/ coreógrafos e cineastas. Como pianista tem percorrido palcos nacionais e internacionais, interprete e criador, Simão Costa é um artista multifacetado por definição. Por um lado os projectos a solo (ao piano com edições pela SHHpuma e Cipsela Records, nas artes visuais com a MUTE Galery), pelo outro a cultivar fortes parcerias de continuidade em colectivos como o SAS Orkestra de Rádios com Sónia Moreira e Ana Trincão, YPSC_Transduction com Yola Pinto, Dança de Materiais Inertes com Marta Cerqueira e em parceria o artista João Calixto.
Podemos encontrar o seu trabalho em palco, em disco, em código, em galeria, em museu, na rua, em livro, tocando várias areas da música e artes visuais contemporâneas.
Expõe individualmente e colectivamente desde 2007.
O seu trabalho foi apresentado em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Polónia, Holanda, Reino Unido, Itália, Suécia, Austria, Estonia, Roménia, Brasil, Chile e Uruguai.
É membro fundador e director artístico da MãoSimMão – associação cultural
Vive e trabalha em Lisboa e Torres Vedras.
© 2023 OFICINAS DO CONVENTO | Associação Cultural de Arte e Comunicação