Mesa Posta #11 – Cine Escouralense

Lançamento Mesa Posta #11 – Cine Escouralense

28 Junho | 19h

Mercado do Escoural, Santiago do Escoural

 

Copia de Cinema edificio IIO Cine Escouralense foi espaço de exibição de filmes, de espetáculos de variedades, de bailes, de casamentos, de festas da escola…foi local de entretenimento, de convívio e de namoro, namorava-se muito no cinema nem que fossem só trocas de olhares. A trajetória e a memória deste espaço, situado na vila de Santiago do Escoural, são trazidas pelas gentes que o viveram.

Embora não reconhecido desta maneira pelos habitantes da vila, é símbolo arquitetónico e cultural dos anos 40 do século XX pelo que o edifício representa de vanguardismo para a época – vale a pena destacar que este cinema não só marca um estilo de construção como foi construído só para ser cinema. 

Nas décadas de 40, 50 e 60 do século XX, o cinema mostrou o seu apogeu, sendo concorrente de outros cinemas como o Rádio Cine, em Montemor-o-Novo. Na sua tela passariam filmes nacionais e estrangeiros. 

Na década de 80, o prestígio do cinema foi-se apagando até ser completamente desativado; desse tempo resta o edifício, onde figuras ilustres do mundo do cinema e do teatro fizeram sucesso. Hoje, o seu nome continua cravado no betão, sem possibilidade de esquecimento.  

As lembranças dos tempos do cinema persistem na voz e no olhar dos que o percebem como “lieux de mémoire”, como um espaço onde se solidifica a memória individual e coletiva, como um ponto de encontro e de convívio.

Hoje, fica a esperança de poder reviver este espaço; hoje, fica a dúvida em relação ao seu futuro.

Juntem-se a nós nesta Mesa Posta e tragam algo para partilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>