Splicing Time

Exposição Splicing Time – Resultados da residência de criação colaborativa com Ana Guedes

Inauguração: 24 de Junho | 18h | Galeria Municipal de Montemor-o-Novo

Patente de 24 de Junho até 22 Julho na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo

 

Ana Guedes-imagem de bruno lopes_Museu MaatÉ na zona comum entre arte sonora e visual que se situa o território a explorar, onde o objecto plástico se torna ele próprio Som – ou onde o Som se materializa no próprio objecto plástico que produz. Um território com amplas possibilidades de investigação, que pode integrar o vídeo, a performance, o desenho, a instalação, a escultura, a gravação sonora, a música gerada em directo por algum sistema cinético, eléctrico, electrónico, atmosférico…

Ana Guedes é uma artista multidisciplinar que vive e trabalha em Haia, nos Países Baixos. A sua prática explora plasticidades sonoras, como performance e instalação, interligando temporalidades e narrativas históricas e autobiográficas. Formada em escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, obteve um Mestrado em Arte Intermédia pela Universidade de Évora e em Investigação Artística pela Royal Academy of Art de Haia. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian entre 2015 e 2016 e artista selecionada para o prémio EDP Novos Artistas 2017, tendo-lhe sido atribuída uma Menção Honrosa pelo trabalho apresentado. Desde abril de 2018 participa na residência artística da Van Eyck Academie, em Maastricht. Entre 2018 e 2019 participou nas residências artísticas da Jan Van Eyck Academie, em Maastricht, Países Baixos. Em 2018, foi congratulada com o prémio Piedra de Sal pela Bienal de Cuenca, Equador. As suas obras, performances e instalações foram expostas em galerias e museus na Alemanha, Espanha, Bélgica, Letónia, Países Baixos e Portugal.

Durante dez dias, Ana Guedes e três artistas selecionados por convocatória estiveram em residência de criação colaborativa, cuja temática foi a exploração sonora com recurso a meios de fita analógica, focado nas possibilidades plásticas do som e processos de escuta na criação plástica. Os resultados desta residência estarão expostos na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo, de 24 de Junho a 22 de Julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>