Oficina de Escrita Criativa “Escrever Cenas da Pre0cupada”

cidade web

Cenas da pre0cupada é uma iniciativa em dois actos. O primeiro consiste na oficina de escrita criativa para cena – Escrever Cenas da Pre0cupada -, orientada por Pedro Eiras, e na criação de textos dramáticos. No segundo acto, os participantes da oficina de escrita serão convidados a intervir no processo de transição da palavra escrita à palavra encenada. Deste modo, os participantes poderão interagir não só com o formador, mas também com o grupo de actores (Carlos Marques, Francisco Campos, Susana Nunes), em dois ensaios abertos. Por fim, abram-se as cortinas, os textos serão apresentados numa sessão de leituras performativas, aberta ao público, na Blackbox. Convidamos assim os participantes a iniciar uma viagem com os seus textos e participar neste gesto colectivo de criação do teatro. Cenas da Pre0cupada é Lugar de criação e apresentação de texto dramático que se enquadra no percurso transitivo da palavra – do papel à cena.

Cidade PreOcupada surge no seguimento do “Evento Cultural Ananil” e cumpre em 2011 a sua terceira edição. Constitui-se como proposta de dinamização dos espaços da cidade, convidando a novas e irreverentes propostas dos mais diversificados campos da criação artística contemporânea. A pintura, a escultura, a literatura, o teatro, a instalação, o vídeo e a música irão habitar e preencher a cidade, com concertos, performances, exposições, produtos biológicos, oficinas, horticultura e cinema. Trata-se de um evento multidisciplinar de cariz criativo e recreativo, através do qual a Associação poderá abarcar um novo e diversificado público, divulgando ideias e conceitos criativos que escapam, ou pretendem escapar, à esfera do convencional.

Esta Oficina pretende ser um meio estrutural de cooperação entre pessoas e instituições que de alguma forma se relacionam com o mundo da literatura e do teatro. Pretende estimular a capacidade criativa dos participantes e ainda ser um veículo de transmissão e interacção de conhecimentos e técnicas  de criação literárias entre o formador e os participantes.

Orientação: Pedro Eiras

Esta iniciativa é destinada ao público em geral e decorre com a colaboração do Projecto Ruínas, Associação Cultural.

/8 a 10 participantes

/inscrição 10€

Apresentação Pública: 2 de Julho | 19H00 | Blackbox, Montemor-o-Novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>