Sábado, dia 1 de Dezembro | 15H às 19H
13º Encontro “Conversas à Volta da Luz”
‘FOTO GRAFIAS’
Apresentação de trabalhos e projectos de Fotografia: Modus e Inquietudes
com os fotógrafos Pedro Gil e Pedro Lobo
Curadoria de José Manuel Rodrigues
// Programa Formas e Técnicas na Transição
Pedro Gil
Pedro Gil nasceu em 1967, em Luanda (Angola). Vive e trabalha em Lisboa. Fotografa desde 1975. Iniciou a sua formação académica em Fotografia com o Plano de Estudos Completo, do Ar.Co, em 1986. Em 1989, ao participar no workshop Fotografia Estenopeica, leccionado por Manuel Miranda nos 10º Encontros de Fotografia, em Coimbra, inicia o seu percurso na fotografia estenopeica. Em 2009, concluiu a Licenciatura em Fotografia e Cultura Visual, no IADE e, no ano seguinte, a Pós-Graduação em Estudos de Fotografia.
Entre as exposições em que participou, e diversas vezes o fez com fotografia estenopeica ou zone plate, destaca-se a sua participação (desde a 4ª edição em 2004) nas Worldwide Pinhole Photography Day Exhibition. De referir também Iniciativa X, na Galeria Arte Contempo, em Lisboa (nas diversas edições entre 2005 e 2010); 09 Projectos 2005, inserida na LisboaPhoto (2005); VI Bienal de Fotografia/03, na Moita (2003); Mostra de Artes Plásticas do Festival X2, em Cacilhas (1996) e Jovem Fotografia Portuguesa, exposição itinerante na URSS (1990). Os seus vídeos, também alguns executados com recurso a zone plate ou estenopeicos, foram exibidos em diversas mostras e festivais, salientando-se a sua presença em Panorama – 2ª Mostra do Documentário Português, no Cinema S. Jorge em Lisboa (2008), Festival de Performance e Artes da Terra – Escrita na Paisagem, em Évora (2006) e nas edições 2005 e 2006 dos Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia de Avanca.
Pedro Lobo
Pedro Lobo estudou na School of the Museum of Fine Arts, Boston e no International Center of Photography (ICP), em Nova Iorque. Entre 1978 e 1985 foi fotografo/investigador do Centro Nacional de Referência Cultural (CNRC com Aloísio Magalhães e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) onde foi o responsável pela documentação fotográfica para os processos de inclusão na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO das cidades de Olinda, Ouro Preto, Salvador, Santuário do Bom Jesus doe Matosinhos e São Miguel das Missões. Em suas séries fotográficas,nas favelas cariocas – “Arquitetura de Sobrevivência” – nas prisões de Carandiru e Medellin – “Espaços Aprisionados” – utiliza a fotografia de arquitetura como meio de retratar a condição humana. Tem exposto regularmente seu trabalho, em individuais ou em colectivas, no Brasi, em Portugal, nos Estados Unidos, na Dinamarca, na Alemanha, na China e na Colômbia. Sua obra figura em diversas coleções públicas e particulares. Recebeu o V prêmio Marc Ferrez, as bolsas CAPES-Fulbright e a Vitae de Fotografia. Atualmente reside em Évora, Portugal, trabalhando na Europa e no Brasil.
© 2023 OFICINAS DO CONVENTO | Associação Cultural de Arte e Comunicação