Após um investimento de 114.740 € no Telheiro da Encosta do Castelo e antigo edifício dos Lavadouros do Bairro de S. Pedro em Montemor-o-Novo, apresentou-se ao público no dia 8 de Março o resultado deste projeto desenvolvido pela Oficinas do Convento e financiado pelo PRODER, em 60%, e pelo Município de Montemor-o-Novo, em 40% .
O Telheiro conta com um longo historial de atividades e projetos desenvolvidos no âmbito da Cerâmica e Arquitetura. Nos últimos anos a atividade tem se centrado na produção de tijolo-de-burro e tijoleira de forma artesanal e na investigação e desenvolvimento de materiais em terra crua, paralelamente à continua formação e pesquisa de novas formas artísticas ligadas à escultura e design.
O investimento realizado permite dotar o Telheiro de novas funcionalidades ou melhorar as condições existentes, únicas em contexto nacional, e por isso, também uma nova denominação: Oficinas de Cerâmica e da Terra, Arte e Arquitetura. O espaço dos antigos lavadouros foi convertido por forma a albergar atividades se centraram no trabalho de escultura, produção de revestimentos cerâmicos para arquitetura, bem como acolhimento de residências e formação artísticas. Foi possível montar o Laboratório de Terra permitindo reforçar a atividade para a investigação e desenvolvimento dos materiais em terra crua, como a taipa, adobes e BTC (bloco de terra comprimido).
Todo este projeto assenta na utilização de recursos locais, métodos artesanais e a aposta no cruzamento transdisciplinar de ideias que contribuem para a sustentabilidade do próprio projeto, e dos seus produtos. A experimentação está na base deste espaço como forma de desenvolver novas ideias e novos materiais ou objetos, originando atualizações contemporâneas de processos e técnicas vernaculares.
Por forma a garantir uma qualidade de excelência dos nossos produtos e atividades, para além da parceria com o Município de Montemor-o-novo, e com a Marca – Associação de Desenvolvimento local, contamos com outros parceiros ao nível do ensino superior e investigação: Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura da Universidade de Évora, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Instituto Superior Técnico, VICARTE e Laboratório Hércules.
Saibas mais sobre o Telheiro aqui
© 2023 OFICINAS DO CONVENTO | Associação Cultural de Arte e Comunicação