Cidade PreOcupada já chegou!!!

Veja toda a programação

Na continuidade do evento cultural Ananil, realizado no Moinho do Ananil de 2005 a 2008, surge em 2009 a primeira edição do Evento Cultural ‘Cidade PreOcupada’: um evento multidisciplinar anual desenhado para o espaço citadino. O evento propõe ‘ocupar’ a cidade com diversas linguagens que cheguem tanto a novos públicos como à comunidade montemorense. Esta é uma oportunidade para dinamizar uma série de estruturas e equipamentos existentes na cidade, assim como para valorizar parcerias, a partir de diferentes manifestações artísticas, levando para fora do Convento o legado que a Associação tem vindo a criar a partir da sua experiência de trabalho.

As propostas para uma cidade ‘PreOcupada’ surgem dos mais variados campos da criação artística contemporânea: música, performance, pintura, escultura, instalação, vídeo, entre outros. Paralelamente, valoriza-se a componente formativa, em formato de oficinas e colóquios, que contribua para um maior envolvimento dos participantes na discussão acerca da criação contemporânea e para a formação de um público cada vez mais consciente e crítico.

É manifestamente um objectivo deste evento valorizar a cidade de Montemor-o-Novo, subscrevendo o seu estatuto de Cidade Criativa, permitindo simultaneamente apresentar o panorama da arte contemporânea fora dos seus moldes e espaços convencionais. A produção, coordenação e programação são da responsabilidade da Oficinas do Convento, sendo de destacar a importância das parcerias com outras entidades e agentes culturais da cidade, nomeadamente com a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, em formato de co-produção, sem a qual o evento seria inviável.

Em 2015, na 7ª edição decorrerá entre 18 de junho e 18 de julho, destacamos: a Mesa Posta e Viver Cor na Ruínha, Oficinas Experimentais nas áreas da cerâmica,

computação física, construção de instrumentos, Mini-arquitectura, Economia e Decrescimento entre outras que se irão alinhavando; Concertos em espaços da Cidade; Exposições; Instalações multimédia; Video; Teatro; Performance…

A PreOcupação é de todos!

Comments are closed.