Oficina Experimental de Sonoscultura com Rafael Toral

As Oficinas Experimentais de Sonoscultura inserem-se no Programa ‘Da Terra e do Ar’, a decorrer no biénio 2009/2010, e dão sequência a projectos anteriores no campo da música, como as “Master Classes” ou a “Oficina de Piano”. Nascem dos encontros entre músicos e artistas sonoplásticos e da necessidade de cruzamentos interdisciplinares, onde o som aparece configurando experimentações e objectos no âmbito das artes plásticas.

As Oficinas Experimentais de Sonoscultura pretendem assim proporcionar a criação de objectos escultóricos, musicias e sonoplásticos, a partir dos contributos de músicos, artistas plásticos e outros especialistas.

Rafael Toral traz-nos uma Oficina em formato de Seminário, onde abordará a temática “Space Program: Música Electrónica Pós-free Jazz”, orientada pelos elementos:

. do performer: o corpo, o discurso e critérios de decisão
. do instrumento: acção experimental, espectro livre e léxico
. do tempo e espaço: campo unificado de silêncio e som
. da matéria: desenvolvimento e estrutura do Space Program

Às 22H00 decorre o Concerto-Performance de Rafael Toral, no espaço da Oficinas do Convento. Aos curiosos, deixamos uma pista sobre esta proposta aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>