“Pouco a Pouco” na Panorama – 4ª Mostra do Documentário Português

Em 2009 realizou-se, na Oficinas do Convento, a I Oficina e a I Mostra de Cinema Documental de Montemor-o-Novo.
Um ano depois, a curta-metragem de Pedro Grenha e Rui Cacilhas, dois dos participantes, chega ao Cinema São Jorge pela mão da 4ª Mostra do Documentário Português.

Pouco a Pouco | Sinopse
Trata-se de um documentário ficcionado assente numa procura constante da realidade social. Momentos do quotidiano de uma oficina pouco comum. Uma exploração do fluxo e da dinâmica própria das acções. O silêncio. A exploração do ruído das máquinas e o movimento mecanizado de quem constrói algo. Aqui, a montagem possibilita a construção de significados, de uma narrativa ficcionada. Constrói-se assim uma unidade espácio-temporal a partir de uma dialéctica entre a dimensão visual e sonora. Uma dinâmica de espaço retratando a lógica do exercício sequencial, do processo de transformação de materiais. Um mestre, os seus aprendizes… e os utentes. A ênfase é colocada na dimensão pessoal, na aprendizagem das relações.

Com: Mestre José Marques | Funcionários das Oficinas Ortopédicas do Hospital São João de Deus de Montemor-o-Novo

Realização, edição e som: Pedro Grenha | Rui Cacilhas

Co-produção: Oficinas do Convento

Agradecimentos: Hospital de S. João de Deus, Tiago Afonso, Frederico Lobo

Formato: DV Pal | Duração: 10’ | 2009

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>