Assume a forma de seminário propõe explorar a necessidade de registo e inscrição no paradigma artístico contemporâneo, para os quais foram convidados dois fotógrafos. Cada deverá fazer exposições sobre a sua obra.
Autores Convidados:
André Cepeda, Fotógrafo
Nasceu em Coimbra em 1976, e actualmente vive e trabalha no Porto. Entre 1991 e 1994 colaborou com os Encontros de Fotografia de Coimbra, ingressando depois no curso de fotografia da École des Art d’Ixelles de Bruxelles (1995-1996). De regresso a Portugal, Cepeda trabalhou como técnico no laboratório e departamento de digitalização do arquivo fotográfico do Centro Português de Fotografia no Porto (1997-1999). Também passou por “La chambre Noire”, Paris, (1998) onde estudou técnicas de impressão com Guilhaume Geneste. Em 2002, foi convidado a participar num workshop para jovens fotógrafos, ASEF, Singapore. De 2003 a 2006 foi responsável pela digitalização e tratamento de imagens no projecto www.anamnese.pt e em 2006 fundou o Blues Photography Studio. Desde o período em que Cepeda era um artista em residência no Espace Photographique Contretype em Brussels (1999) que o seu trabalho tem sido exibido regularmente. Em 2001 recebeu duas encomendas: a primeira do programa do Porto 2001 – Capital Cultural Europeia, através do Centro Português de Fotografia/MC; e a segunda dos Encontros da Imagem, através do Museu da Imagem de Braga. Recebeu uma bolsa do Centro Nacional de Cultura em 2002 e, em 2003, foi convidado a participar num projecto de residências artísticas da Galeria António de Arte Contemporânea António Henriques. Em 2007 foi seleccionado para o Prémio EDP – Jovens Artistas.
Rui Prata, Comissário dos Encontros da Imagem (Braga)
Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1980). Exerceu a docência no Ensino Secundário (1980-1998) onde desempenhou também vários cargos directivos e pedagógicos. Pós-graduação em Estudos Artísticos na Escola Superior Artística do Porto (2002-2003). Mestre em Estudos Museológicos e Curadoriais pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Ao longo da sua carreira proferiu várias conferências e comissariou diversas exposições de fotografia em Portugal e no estrangeiro. Tem participado, enquanto júri, na atribuição de prémios e bolsas no âmbito da fotografia, nomeadamente, Mois de la Photo de Paris e Montreal, Arles, Fotobienal de Vigo, Mês da Fotografia de Moscovo, Primavera Fotográfica de Barcelona, entre outros. É co-fundador dos Encontros da Imagem de Braga, dos quais é o actual director. Profissionalmente, exerce o cargo de director do Museu da Imagem de Braga.
José M. Rodrigues, Fotógrafo e Curador destes encontros
Esta acção dá continuidade ao trabalho desenvolvido pela Associação Oficinas do Convento e também a uma série de Encontros informalmente realizados entre fotógrafos, tais como Gerard Castello-Lopes, Duarte Belo e José M. Rodrigues. Ao promover estes seminários a associação pretende alargar esses Encontros a um público mais vasto. Os autores irão expor o seu trabalho, investigação, abordando metodologias processuais de pesquisas e aspectos técnicos de concretização da arte final.
Este Ciclo segue a linha de anteriores ciclos de conferências intitulados “Conversas à Volta de …” promovidos por esta associação, tais como “Conversas à Volta dos Conventos”, “Conversas à Volta da Terra”, “Conversas à Volta de Rio”, “Conversas à Volta do Espaço”, entre outras, contando com a presença de especialistas das diferentes áreas de investigação abordadas. Espaço de debate, troca de experiências e actualização de conhecimentos.
© 2023 OFICINAS DO CONVENTO | Associação Cultural de Arte e Comunicação