Terra[cotta] Patrimony II

Campo de Trabalho Internacional – Terra[cotta] Patrimony II

28 Agosto a 8 de Setembro

14206206_1153458124732846_8669547079746982598_oMais uma vez a Oficinas do Convento junta um grupo de jovens dos 4 cantos do mundo em Montemor-o-Novo, num Campo de Trabalho Internacional.

Este campo de trabalho pretende por um lado despertar os jovens para as técnicas tradicionais de construção e para o património construído que os rodeia, por outro lado atribuir-lhes responsabilidade social e de cidadania na preservação de equipamentos públicos construídos com estas técnicas vernaculares, desenvolvendo consciência cívica e de apropriação dos espaços públicos e despertando vontades de intervir localmente nas suas comunidades de origem.

Cooperação, comunicação, confiança, resolução de problemas, avaliação de riscos, liderança e tomada de decisão serão competências trabalhadas diariamente através de jogos de grupo que ajudam a fortalecer a equipa de trabalho e potenciar o auto-conhecimento.

Mais especificamente pretende-se desenvolver um trabalho de “mãos na massa” fazer reparações (argamassas tradicionais, caiar..), aprender a fazer tijolo, taipa, adobes; aplicando esse conhecimento em casos práticos: a manutenção do Quiosque do Castelo e do Convento de São Francisco em Montemor-o-
Novo.

Comments are closed.