Manual de Iniciação à Cerâmica

 

Manual2021

 

Título: MANUAL DE INICIAÇÃO À CERÂMICA

Autora: Ana João Almeida

 

Sinopse:

Este manual reúne 15 anos de estudo sobre o barro e a cerâmica e tem como objectivo a partilha de conhecimento adquirido ao longo deste percurso. A sua estrutura subdivide-se em 6 capítulos que contribuem para a aprendizagem e autonomia dos vários processos da criação cerâmica: Descobrir o barro; o Barro e a Cerâmica; Técnicas de Conformação; Revestimentos; Técnicas de Decoração e Queimar o Barro. Amplamente ilustrado, este manual conta com mais de 100 obras de artistas de todo o mundo. Partilha-se um receituário para a elaboração de engobes e vidrados e um segmento de passo-a-passo para a construção de um forno de campânula a gás.
Uma publicação sobre o barro, sobre as coisas fantásticas que podemos fazer com esta matéria, dirigido a todos os exploradores da cerâmica, para que possam ser contagiados com a alegria de criar através do barro e fazer novas descobertas.

 

Paginação e Grafismo: Ana João Almeida / Joana Torgal

Edição: 1ª edição, Março 2021, Autora / Oficinas do Convento

Idioma: Português

Dimensões: 211 x 296 x 19 mm

Páginas: 240

Encadernação: Capa mole

ISBN: 978-989-33-1479-1

Depósito legal: 479550/21

Temática: Investigação / Cerâmica / Arte / Manual técnico

Nota: O manual inclui um marcador.

Preço: 30 €

Mais informações: telheiro@oficinasdoconvento.com

 

A Autora:

Ana João Almeida nasce em Lisboa no ano de 1986.
Termina o curso de Escultura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa em 2010. Tendo acabado de descobrir o seu gosto enorme pela cerâmica, constrói o seu forno de campânula, levando-o para os ares envolventes da Serra de Sintra, onde continua o seu estudo da terra e da cerâmica, ao mesmo tempo que lecciona workshops de barro natural a crianças.
Em 2013 troca a frescura da serra e do mar pela imensidão Alentejana e lança o Projeto Lamparina – iniciativa cultural sediada em Terena, Alandroal, que consistia na realização de actividades em cerâmica com as crianças da vila e em residências artísticas inspiradas nos lugares e costumes daquele lugar.
Em 2015 muda-se para Montemor-o-Novo e inicia o seu percurso no Centro de Investigação Cerâmica das Oficinas da Cerâmica e da Terra (Oficinas do Convento). Com o intuito de aumentar a sua capacidade de ensino, complementa a sua formação com o Certificado de Competências Pedagógicas e programa o Curso de Cerâmica anual OCT, cujos módulos seguem os conteúdos deste manual. Atualmente, é responsável por este espaço, onde organiza formações diversas e presta apoio técnico em residências artísticas de cerâmica, entre outras actividades

 

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

2 Responses to Manual de Iniciação à Cerâmica

  1. Maria Sinfronio diz:

    Boa tarde. Gostava de encomendar o livro Manual de Iniciação à Cerâmica. Como o posso fazer? Obrigada

  2. Telheiro diz:

    Bom dia Maria,
    Enviámos e-mail com resposta.
    Obrigada.
    Equipa OCT

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>