29 de Abril 2021 | Galeria BREVE MENTE
O projeto METAMORPHOSIS consiste em várias ações. Ana Caetano propõe em cada uma delas colocar o corpo numa relação direta com UM material específico escolhido (farinha, madeira, papel, água, terra, areia, pedra, metal,…).
Esses encontros podem ser sensíveis e suaves, mas também desconfortáveis ou mesmo violentos. Vão da aceitação à rejeição, da osmose à incompatibilidade. O resultado de cada um deles varia consoante o material em si e a forma como a artista decide envolver-se e deixar-se contagiar, transformar por ele.
Estas ações podem ser apresentadas sob forma de performance ao vivo, mas também em fotografia ou em vídeo.
METAMORPHOSIS #1 | Farinha.
Foi apresentado um trabalho de vídeo desta primeira ação no PROYETOR’s videoart festival em Madrid em Set2020.
Aqui o METAMORPHOSIS #1 é apresentado sob forma de fotografia.
Fotografia – António Jorge Silva
Edição – Ema Caetano
Ana Caetano | Nasceu em Lisboa em 1970
Integrou a escola de formação profissional do Ballet Gulbenkian, foi estagiária do Ballet Gulbenkian e frequentou a escola de dança Rosella Hightower em Cannes com bolsa da fundação Calouste Gulbenkian.
Fez parte do Ballet Gulbenkian onde dançou com o coreógrafo Vasco Wellencamp, e do Centre Chorégraphique National de Grenoble onde dançou com o coreógrafo Jean-Claude Galotta.
Dançou em projetos pontuais com vários coreógrafos dos quais se destacam: Olga Roriz, Bruno Cochat, Joanne Leighton e Paulo Ribeiro e estreou em Novembro 2019 a nova criação de Francisco Camacho.
Tem participado em projetos performativos em colaboração com outros artistas.
Em paralelo do seu percurso na dança, formou-se no IADE onde fez o curso de design gráfico e no AR.CO onde fez o curso de pintura, o curso avançado de artes plásticas e projeto individual. Enquanto estudante do AR.CO, foram-lhe atribuído as bolsas: Mary Espirito Santo Salgado e Madalena Lobo Antunes.
Tem participado em exposições coletivas em Lisboa.
O seu trabalho está representado na coleção Figueiredo Ribeiro e na coleção Fundação Carmona e Costa.
© 2023 OFICINAS DO CONVENTO | Associação Cultural de Arte e Comunicação