Residência Artística “OCUPAR”

Nuno Vasconcelos consagrou-se o grande vencedor do Concurso de Residências Artísticas Tijolo 2021, onde vai desenvolver o seu projecto “OCUPAR” na Oficinas do Convento.

img12Com esta residência, o artista pretende abordar questões ambientais em duas vertentes diferentes utilizando para tal o mesmo material – TERRA CRUA.
A – Por um lado a produção de resíduos gerados por escavações e demolições de edifícios, desperdiçando aquilo que pode ser matéria prima não só para BTC como também
para taipa e rebocos ou outra técnica construtiva com terra crua.

B – Por outro lado, a questão da preservação das espécies e sua biodiversidade, com foco especial para os insectos. Desprezados e ignorados pelo homem, a população de insec-
tos tem vindo a diminuir drasticamente nas últimas décadas. Estes animais genericamente não gratos e que muitas vezes acabam entre a sola do sapato e o chão que pisamos, são essenciais para a preservação da biodiversidade não só de plantas como de animais.

Na sequência do trabalho que o artista tem vindo a desenvolver nos últimos anos, Nuno pretende chamar à atenção para as demolições/escavações que estejam a acontecer à data da residência na cidade de Montemor-o-Novo reutilizando algum desse material para a produção de BTC os quais servirão para a criação de uma estrutura efémera a instalar na cidade, para ser ocupada por insectos e plantas.
Mais do que o resultado final ou a criação de uma peça contemplativa, pretende-se dar ênfase ao processo, gestão de recursos e ao ciclo dos materiais, para além de promover a apropriação e ocupação de um espaço residual da cidade, tanto pelos seus moradores como por espécies de insectos característicos da região, sendo para tal importante a escolha do lugar desta instalação.