Residência Artística “Terra”

Tiago Canário, o vencedor da segunda edição do concurso de Residências Artísticas Tradição><Contemporâneo vai desenvolver o seu projecto “Terra”, na Oficinas do Convento, durante o mês de Agosto 2019.

tiago canario 1Este projecto foca-se na exploração da terra como matéria que define e transmite carácter. Uma reflecção que visa destacar a o solo enquanto elemento de pureza e naturalidade. Através de uma materialização que propõem uma colecção de objectos que mostre na sua matriz uma influência direta com o solo. Quer a nível visual, formal ou processual.

Para isto, esta materialização propõe uma colecção de objectos que utilizem o solo com agente deformador. Uma série de peças cerâmicas, construídas numa pasta criada a partir da extracção directa de terra argilosa. Promovendo assim uma peça cuja morfologia defina esta relação com o
solo.
A estas peças cerâmicas são aplicadas tipologias que utilizam o solo como agente deformador. Procurando que a peça não só seja constituída por este elemento, mas que toda ela, incluído a sua forma seja directamente obtida e influenciada pelo solo. Que o objecto seja ele também desenhado pela sua matéria. Para isto os processos de deformação, focam-se principalmente em duas tipologias. A deformação directa através de um soterramento das peças, e a transformação das peças através de um aluimento com o solo (a forma obtida através do impacto com o solo).

Estas tipologias vão assim ser aplicadas às peças cerâmicas, cujo a forma original pré-deformação procura remeter as técnicas e formas típicas e
tradicionais da cultura cerâmica no Alentejo. Tornando estes processos como um movimento de trazer as formas típicas da cerâmica tradicional
(principalmente utilitária alentejana), para o contexto actual, contemporâneo. Por exemplo na tipologia que transforma as peças através de um soterramento.
O desenterrar é quase metaforicamente o movimento de trazer de volta estas peças para o contexto atual. Numa peça influenciada pelo passado. Mas que vai estar deformada e transformada, o actual/ futuro. Devem reflectir não só a sua origem a sua relação com o solo, mas também um cruzamento entre o factor tradicional e o contemporâneo.
Um factor inerente a este projecto e processo de exploração e a sua documentação, o registo como ferramenta construtiva e principalmente de comunicação do projecto á comunidade. É inerente ao projecto o factor social, interligado ao passado principalmente no que diz respeito à tradição cerâmica da região. Face ao contexto actual e
presente da matéria. É importante assim que este projecto bem como a exploração, esteja ligada á população regional. Quer seja nas técnicas tradicionais, mas principalmente na comunicação e na sensibilização. Talvez passando por um trabalho inclusivo com a população por exemplo no processo de deformação. Ou pelas tipologias dos objectos cerâmicos obtidos, por exemplo a relação destes com a gastronomia. Permitindo assim uma abordagem directa entre o objecto e o utilizador.