Vale Oferta EXPERIÊNCIAS CERÂMICAS para 3 a 5 pessoas

 

3p

 

VALES OFERTA “EXPERIÊNCIAS CERÂMICAS” OCT

Vale para 3 a 5 pessoas

Com este vale poderá oferecer ou usufruir de uma experiência única no Centro de Investigação Cerâmica OCT, escolhendo uma das oficinas disponíveis. Cada oficina tem a duração de 1 dia (das 10h às 13h e das 15h às 18h).

Após a escolha da oficina, poderá fazer a sua marcação através do nosso email telheiro@oficinasdoconvento.com ou através do número +351 266 887 149.

Cada vale tem a validade de 1 ano após a compra.

Consulte os Termos e Condições dos Vales oferta aqui.

 

As oficinas disponíveis neste vale são as seguintes:

MODELAÇÃO E PINTURA DE UM PAINEL DE AZULEJOS

Nesta oficina propomos a criação de um painel de azulejos e a sua decoração a partir da pintura com engobes e da utilização de técnicas como o esgrafitado, reservas e/ou relevos.

A partir da técnica ancestral da modelação e corte de uma placa de barro, temos a liberdade de construir um painel de azulejos com diferentes formatos.

A oficina inclui 1 hora de formaçao, 10 kg de barro branco, engobes e cozedura do painel. Inclui ainda a vidragem do painel pela equipa OCT com vidrado transparente.

 

CONFORMAÇÃO DE LOIÇA UTILITÁRIA A PARTIR DO ENCHIMENTO DE MOLDES DE GESSO

Podemos criar o nosso próprio serviço de loiça em Faiança ou Porcelana através do enchimento de moldes de gesso com barbotina.

Nesta oficina propomos que utilize os nossos moldes de gesso para produzir as suas peças de loiça e decorá-las através da pintura com engobes, aprendendo também técnicas como o esgrafitado ou as reservas e criando assim uma linha de loiça mesmo à sua medida.

A oficina inclui 1 hora de formação, 10 kg de barbotina e barro, engobes e cozedura. Inclui também a vidragem das peças pela equipa OCT com vidrado transparente.

 

DECORAÇÂO DE UM SERVIÇO DE LOIÇA

A partir de peças já disponíveis nas nossas instalações, nesta oficina propomos que se concentre e desfrute da decoração pós chacota (primeira cozedura) de loiça utilitária. Para isso, temos um leque de possibilidades como a aplicação de vidrados e outras técnicas de decoração como a Majólica, os carimbos, as minas cerâmicas ou transferência de imagens.

A oficina inclui 1 hora de formação, 2 pratos, 4 copos grandes, 2 tigelas, 5 copos de café, vidrados, materiais diversos e cozedura.

 

RODA DE OLEIRO

A técnica ancestral da roda de Oleiro permite-nos criar peças a partir do movimento giratório de uma bola de barro a “alta velocidade”. Nesta sessão, além de aprendermos a “rodar” e a fazer todos os acabamentos nas peças, vamos também aprender a pintá-las com engobes e a utilizar a técnica do esgrafitado e das reservas.

A oficina inclui 2 horas de formação, 10 kg de barro por participante, engobes e cozedura. Inclui também a vidragem das peças pela equipa OCT com vidrado transparente.

 

TÉCNICA DO ROLO

Nesta oficina propomos que os participantes criem peças a partir da técnica do rolo, sobrepondo rolo em cima de rolo de forma a construir uma parede, podendo assim definir uma forma escolhendo a direção pretendida. Podemos fazer peças simétricas ou assimétricas, escultura ou utilitários, já que esta é uma técnica muito versátil e que nos permite construir praticamente tudo na cerâmica.

Depois de ter uma peça feita podemos decorá-la com engobes, usando a técnica do esgrafitado ou das reservas.

A oficina inclui 2 horas de formação, 10 kg de barro por participante, engobes e cozedura. Inclui também a vidragem das peças pela equipa OCT (opcional).

 

MINI-FORMATOS E COZEDURA EM FOGUEIRA

Nesta oficina propomos que os participantes façam peças pequenas como pêndulos, botões ou missangas, pintem as mesmas com engobes e possam de imediato cozê-las numa pequena fogueira, podendo assim ver e levar para casa os resultados de uma experiência de 1 dia como ceramista.

A oficina inclui 2 horas de formaçao, 10 kg de barro por participante, engobes e lenha para a cozedura em fogueira.

 

RAKU

Esta Oficina pretende oferecer o contacto com uma cozedura mais imediata e com resultados especiais, devido ao arrefecimento rápido das peças, à sua possível “redução” (falta de oxigénio), ou mesmo outras aplicações especiais no processo.

Nesta modalidade os participantes podem escolher até 3 tipos diferentes de raku, dentro dos seguintes:

Raku Tradicional (serradura) – Criando especial efeito nos vidrados e fazendo com que a peça fique negra devido à redução.

Raku Obvara (mistura de farinha)– Neste processo o arrefecimento é feito dentro de uma mistura à base de farinha tendo resultados muito característicos e únicos desta técnica.

Raku Crina de Cavalo – Ao fazer o arrefecimento da peça, coloca-se crina de cavalo ou cabelos sobre a superfície, o que ficará gravado na superfície, criando um efeito único.

Raku Pelado (máscara com caulino) – Neste processo as peças são envolvidas por uma camada de caulino que com o choque do arrefecimento retrai e descasca. Depois de ir à serradura (redução) e absorver o fumo através das rachas no caulino, resulta um efeito de craquelé negro.

Raku com Álcool (mistura de Cobre) – As peças neste processo são “pintadas” com uma mistura com cobre, e ao serem retiradas do forno são borrifadas com álcool, fazendo com que haja uma reação entre o álcool e o cobre resultando nuns tons metálicos de cobre nas peças cerâmicas.

A oficina inclui 4 horas de formação, 5 peças já chacotadas por participante e os materiais necessários para as queimas de Raku.